segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

O que é História? (Introdução ao ensino da História)

Introdução a História 


A História é movida por transformações e quem faz as transformações são os seres humanos.


O que é História?


O que é História?

01 - História é a ciência que estuda os feitos humanos ao longo do tempo.

02 - História é o conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade e sua evolução, segundo o lugar, a época, o ponto de vista escolhido.

03 - São feitos humanos realizados ao longo do tempo em um determinado espaço geográfico. 

A origem da História


Heródoto - Historiador grego

A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.

Por que estudamos História?


O estudo da História

Estudamos os feitos humanos ao longo do tempo, com o objetivo de entender as ações realizadas no passado, para poder compreender como essas realizações impactam no presente. 

A História nos auxilia a conhecer o passado e, desse modo, compreender melhor o presente. Assim, nos tornamos mais capazes de agir e transformar a sociedade.


Além da obrigação da existência de fontes históricas, o tempo e o espaço geográfico são duas bases importantíssimas para o estudo histórico.

O que é tempo?


A relação tempo e História

Noção geral de tempo: Duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem.

Tipos de tempos

01 - Tempo da natureza: é o tempo que é constitutivo da natureza biológica e física, notado através do envelhecimento dos seres vivos. Ele independe da vontade humana e é irreversível.

02 - Tempo cronológico é aquele contado no relógio, tais como horas, dias , anos, numa ordem linear de tempo.

03 - O tempo histórico (tempo que o processo histórico acontece, levando em consideração as influências anteriores e suas consequências) - tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo em que são modificados por elas.

O tempo histórico, por sua vez, possui diferentes ritmos e durações, e pode ser verificado principalmente por meio das permanências e transformações que ocorrem na sociedade. São os historiadores que, em seu trabalho, analisam os elementos que caracterizam o tempo histórico.

Os três tipos de tempo histórico 

* Curta duração
Esse tempo é breve e móvel. Exemplo: Caracterizado por eventos breves, como um golpe político, uma disputa eleitoral ou a assinatura de uma lei.

* Média duração:
São transformações mais lentas, mas que podem ser percebidas no decorrer da vida de uma pessoa, como a vigência de um sistema econômico ou a duração do reinado de uma monarquia.

* Longa duração:
É formado por processos históricos que demostram longos períodos de tempo para ocorrer. É o caso dos valores morais, que se transformam muito lentamente.

Para a História, o que é o espaço?


Espaço - onde ocorreu o fato histórico.

Espaço é o local onde o fato histórico acontece

Fonte histórica - o principal elemento do estudo histórico

O que são fontes históricas?

Esses vestígios de feitos humanos ao longo do tempo são o que chamamos de fontes históricas. Em outras palavras, as fontes históricas são documentos (em diversos formatos) que, através de seus sinais e interpretações, permitem que o historiador possa reconstruir e recontar a história.

Existem dois tipos de fontes históricas

01 - Fonte histórica material: Aquela que é física, todo vestígio de ação humana realizada no passado que pode ser tocada.
 
Exemplos: Livros, jornais, revistas, certidões, documentos, fotografias, roupas etc.


Fontes materiais

02 - Fonte histórica imaterial: São aquelas não físicas, todo vestígio de realizações humanas ao longo do tempo que NÃO pode ser tocada (tato). 

Exemplos: Depoimentos, músicas, danças, folclore, tradições etc.


Fontes imateriais

Uma importante fonte histórica imaterial que o historiador pode utilizar em suas pesquisas são os relatos orais. Eles registram a memória de pessoas que usualmente não aparecem nos documentos escritos, como crianças, analfabetos, idosos, operários e povos ágrafos (povo ou cultura que não tem registro escrito).

Vídeo sobre fontes históricas

Quem faz a História?

Todos os seres humanos constroem a história.

O ser humano edifica a história, não importa se ele é poderoso ou não. 

As influências dos feitos humanos no passado são sobre a história individual e social. 

História individual: As suas escolhas e feitos no passado, determinaram o seu presente. 

História coletiva (social): As decisões e feitos de um determinado grupo, em um espaço geográfico específico, determinam o presente dessa coletividade. 

Todo ser humano faz e tem uma história

Sujeito histórico

Sujeitos históricos são todas as pessoas que participam do processo histórico. Além dos sujeitos históricos individuais, existem os sujeitos históricos coletivos, como os grupos de pessoas que atuam em movimentos sociais, que são fundamentais nas ações de transformações social, cultural, política e econômica.

Quem estuda a História como ciência?

O Historiador

Aquele que se especializou em ou que escreve sobre história ('ciência'); historiógrafo. Aquele que narra qualquer acontecimento. 


O Historiador estudando as fontes históricos (analisando os vestígios de um fato que aconteceu no passado)

Historiador é o profissional que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.

História é interdisciplinar, o que é interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade parte da palavra "interdisciplinar", que tem, como conceito, o que é um comum a duas ou a mais disciplinas. Diz respeito ao processo de ligação entre as disciplinas.


Interdisciplinaridade - o "diálogo" entre as disciplinas.

Interdisciplinaridade é a relação entre as disciplinas. 

Para a construção do conhecimento histórico, a História se relaciona com outras disciplinas, tais como: Arqueologia, antropologia, filosofia, Sociologia, geografia, artes, política, economia entre outras. 

FIM DO CONTEÚDO

PARA REVISAR

Vídeo sobre o que é História

Símbolo da História.



Foto do quadro



Exercício de fixação - O que é História - Copie as perguntas no seu caderno e responda cada uma.


AVALIAÇÃO SOBRE O ASSUNTO



Próxima aula

Periodização da História (Períodos da História)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia da liberdade - 30 anos do fim do Apartheid na África do Sul

 Dia da Liberdade - Comemoração de 30 anos do fim do Apartheid. África do Sul comemora o 30º aniversário do ‘Dia da Liberdade’ do Apartheid ...