EJA 3 - aula 01
O que é História?
A História é a ciência que estuda o passado da humanidade, buscando compreender as ações, ideias, conflitos, mudanças e permanências que moldaram o mundo em que vivemos hoje. Mais do que decorar datas e nomes, estudar História é entender como e por que as coisas aconteceram e como essas experiências podem nos ajudar no presente e no futuro.
A importância da História para o indivíduo e para a sociedade
Para o indivíduo, a História ajuda a formar a identidade, entender de onde viemos e como chegamos até aqui. Conhecer a História nos torna mais críticos, capazes de refletir sobre nossas escolhas e de evitar repetir erros do passado.
Para a sociedade, a História serve como memória coletiva. Ela preserva experiências, lutas, conquistas e tradições, ajudando comunidades e nações a manterem sua cultura viva e a planejar um futuro mais consciente.
Objetivos da disciplina de História
- Ao estudar História, buscamos:
- Compreender o passado e suas relações com o presente.
- Desenvolver o pensamento crítico.
- Respeitar e valorizar diferentes culturas e realidades.
- Entender as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais.
- Participar ativamente como cidadãos informados.
Quem faz a História?
Todos nós fazemos História. Cada ação humana, grande ou pequena, deixa marcas no tempo. Desde líderes políticos e cientistas até trabalhadores, artistas e famílias comuns — todos contribuem para a construção da História.
Quem é o historiador e o que ele faz?
O historiador é o profissional que estuda e interpreta o passado. Ele pesquisa, analisa informações, organiza dados e constrói explicações sobre como as pessoas viveram, pensaram e se relacionaram em diferentes épocas. Seu trabalho é como o de um detetive: ele investiga pistas para contar a história de forma clara e fundamentada.
O que são fontes históricas e quais são as suas funções na História?
As fontes históricas são todos os vestígios deixados pelo ser humano que nos ajudam a conhecer o passado. Podem ser documentos escritos, fotografias, objetos, construções, obras de arte, músicas, entrevistas e até fósseis. A função dessas fontes é servir como evidência para que o historiador compreenda e reconstrua os acontecimentos.
Tempo e espaço na História
Na História, o tempo é a forma de organizar os acontecimentos — ele pode ser medido em anos, décadas, séculos ou períodos históricos (tempo histórico). Já o espaço é o lugar onde os fatos ocorreram, podendo ser uma cidade, um país, uma região ou até o planeta inteiro. Tempo e espaço juntos ajudam a situar os acontecimentos e a entender as conexões entre eles.
Exercício pontuado (em seu caderno, copie as perguntas e responda)
Exercício – O que é História?
1. Explique, com suas próprias palavras, o que é História e qual é o seu principal objetivo como ciência.
2. Por que a História é importante para o indivíduo? Cite pelo menos dois exemplos dessa importância.
3. De que forma a História contribui para a sociedade?
4. Quais são os principais objetivos da disciplina de História dentro da escola?
5. Quem faz a História? Dê exemplos de diferentes tipos de pessoas que participam desse processo.
6. O que é um historiador e quais são suas principais funções?
7. O que são fontes históricas e qual é a sua função no estudo da História?
8. Dê três exemplos de fontes históricas e explique como elas podem ajudar na compreensão do passado.
9. Na História, o que significa o “tempo” e como ele é utilizado para organizar os acontecimentos?
10. Na História, o que significa o “espaço” e por que ele é importante para entender os fatos históricos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário