quarta-feira, 1 de março de 2023

Periodização da História (Divisão Tradicional da História)

Periodização da História 


Periodização da História (Divisão Tradicional)

Além de séculos, décadas e outras unidades de medida de tempo, alguns estudiosos criaram também os períodos. Cada período corresponde a uma longa extensão de tempo em que as sociedades humanas apresentaram determinadas características marcantes, diferentes das características de outros períodos. 

Por que periodizar?

Essa fragmentação foi criada pelos historiadores a fim de facilitar a compreensão e análise dos eventos históricos, o que se tornou um importante método de estudo dessa disciplina.
É uma definição realizada por historiadores modernos com intuito de facilitar o estudo e o ensino da História por uma perspectiva cronológica.

A periodização mais utilizada


Periodização tradicional da História

A periodização mais utilizada em livros de História foi criada por estudiosos europeus. Eles dividiram a história em cinco períodos: Pré-história, Antiguidade (Idade Antiga), Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

A Pré-história (Pré = Antes - Antes da História)


Pré-história

A Pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita, desde o começo dos tempos históricos registrados até aproximadamente em 4000 a.C. 

É estudada pela antropologia, arqueologia e paleontologia. Por que existem poucas fontes históricas.


Pré-história

Início: Início da vida humana na terra;
Fim: aproximadamente 4000 a.C. com a criação da escrita.

Idade Antiga (Antiguidade)


Idade Antiga - Período das grandes civilizações (grega, romana, egípcia entre outras).

Idade Antiga ou Antiguidade, na periodização das épocas históricas da humanidade, é o período que se estende desde a invenção da escrita (de 4 000 a.C. a 3 500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.).

Início: aproximadamente 4000 a.C. com a criação da escrita;
Fim: 476 d.C com o declínio do Império Romano do Ocidente.

Idade Média 


Idade média - Com o fim do Império Romano do Ocidente, a Europa passou por uma descentralização do poder, proporcionando o surgimento do feudalismo.

A Idade Média é um período da História da Europa entre os séculos V (476 d.C.) e XV 1453 d.C.). Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna.


Com a fragmentação do poder político europeu, ao longo do período medieval, a Igreja Católica ganhou um intenso destaque  na concentração de poder na política do continente.

Início: Declínio do Império Romano do Ocidente em 476 d. C.
Fim: Termino do Império Romano do Oriente em 1453 d. C.

Idade Moderna


Queda de Constantinopla, fim do Império Romano do Oriente (declínio total deste império).

Idade Moderna  foi um período específico da História do Ocidente que se inicia no final da Idade Média em 1453 d.C. Embora os limites cronológicos sejam objeto de debate, a linha temporal deste período estende-se do final do século XV até à Idade das Revoluções no século XVIII; muitos historiadores assinalam o início desta idade na data de 29 de maio de 1453, quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos e o seu término seria em 1789 com a Revolução Francesa.


Grandes Navegações e os "descobrimentos".

Início: 1453, quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos.
Fim: Revolução Francesa no ano de 1789.

Idade Contemporânea


A Revolução Francesa (1789-1799).

A Idade Contemporânea, também chamada de Contemporaneidade, é o período atual da história ocidental e cujo início remonta à Revolução Francesa (1789).

Desde os seus primórdios, é marcado pelo iluminismo, corrente filosófica que defende o primado da razão e o desenvolvimento da ciência como garantia de progresso civilizatório para a Humanidade.



Consolidação do capitalismo 

Início: 1789 com a Revolução Francesa;
Fim: Hoje (dias atuais).


Guerras por territórios e a hegemonia mundial 

A Contemporaneidade distingue-se, de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do capitalismo no ocidente e, consequentemente pelas disputas das grandes potências europeias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores (neoimperialismo).

A periodização e algumas criticas sobre ela

Muitas críticas têm sido feitas a essa divisão. 

O eurocentrismo (Europa no centro de tudo) e o etnocentrismo (a etnia do dominador é a mais importante)

A primeira é que ela leva em consideração os acontecimentos da história europeia (eurocentrismo) e anula história de outros povos, como a dos indígenas americanos e a das sociedades africanas. 

Segundo, ao agrupar uma longa faixa de tempo no mesmo período, por exemplo, o da Idade Moderna, essa divisão leva a concluir que o modo de vida dos europeus de 1500 permaneceu o mesmo até 1789.

PARA REVISAR





EXERCÍCIOS

01 - O que são os períodos da História?

02 - Por que periodizar a História? Qual objetivo?

03 - Qual é a periodização mais comum?

04 - Por que a periodização mais usada é criticada?

05 - O que é eurocentrismo?

06 - Dê dois exemplos de eurocentrismo?

07 - O que é etnocentrismo?

08 - Dê exemplos de etnocentrismo:

09 - Quais são os cinco períodos da História?

10 - Informe o início e o fim de cada um dos cinco períodos da História: Mencionar datas e os marcos históricos iniciais e finais.


Avaliação pontuada sobre esse assunto


Próxima aula

A Pré-história


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia da liberdade - 30 anos do fim do Apartheid na África do Sul

 Dia da Liberdade - Comemoração de 30 anos do fim do Apartheid. África do Sul comemora o 30º aniversário do ‘Dia da Liberdade’ do Apartheid ...