O golpe de 1937
O governo constitucional de Vargas, iniciado em 1934, deveria durar quatro anos, porém, em ano eleitoral, Vargas juntos forças e deu um golpe de estado, iniciando o período conhecido como Estado Novo (1937-1945)
Enquanto eram organizadas as campanhas para a sucessão presidencial em 1938, Getúlio Vargas fazia articulações para permanecer no poder.
Um suposto plano para implantar o Comunismo no Brasil, conhecido como Plano Cohen, permitiu criar uma atmosfera de insegurança e radicalismo no país. No dia 10 de novembro de 1937, com o pretexto de combater a "ameaça" comunista, Vargas aplicou um golpe político com o apoio dos militares e também de vários políticos influentes, instituindo uma ditadura que ficou conhecida como Estado Novo (1937-1945).
Vargas criou a ameaça de um inimigo para poder radicalizar e tomar o poder.
A Constituição de 1937, apelida de Polaca, reforçava o poder pessoal do presidente, aumentando os poderes do governo federal e reduzindo a autonomia dos governos estaduais. Muitos elementos da Polaca foram inspirados na Constituição do governo fascista italiano, como a proibição de greves, a afirmação do nacionalismo econômico e o controle do governo sobre os sindicatos de trabalhadores.
Constituição de 1937 (a Polaca) - inspirada no fascismo italiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário