sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Governo Emílio Garrastazu Médici (1969 - 1974)

 O governo Médici (1969 - 1974)


Presidente Emílio Garrastazu Médici

Em 30 de outubro de 1969, o general Emílio Garrastazu Médici foi eleito presidente pelo Congresso Nacional, iniciando o período de maior perseguição e repressão política aos opositores do regime.

Também membro da “linha dura”, Médici buscou fortalecer os órgãos de repressão e inteligência, como a Operação Bandeirante (Oban), criada em fevereiro 1969. A Oban era formada por oficiais das Forças Armadas e por policiais civis e militares que trabalhavam juntos na coleta de informações, nos interrogatórios e em operações de combate aos movimentos de oposição à ditadura. As operações contavam com o apoio de empresários paulistas e executivos de multinacionais instaladas no Brasil. 

Em 1970, com o objetivo de ampliar e apoiar a atuação da Oban, o presidente Médici reuniu uma equipe ministerial para criar o Destacamento de Operações e Informações (DOI) e o Centro de Operação de Defesa Interna (Codi). Atuando de forma integrada em praticamente todo o território nacional, o sistema DOI-Codi dirigia a repressão política em articulação direta com o Centro de Informações do Exército (CIE).


Familiares de vítimas do regime militar no ato “Ditadura Nunca Mais”, no antigo DOI-Codi, hoje 36a Delegacia de Polícia de São Paulo, 31 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

República Velha 1889-1930

A República Velha (1889-1930) A República Velha, também chamada de Primeira República, foi o período da história do Brasil que se estendeu d...