segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Modos de vida dos antigos ameríndios

Os modos de vida dos antigos ameríndios

Povos nômades, caçadores e coletores


Independentemente de qual tenha sido a data exata da chegada do ser humano à América e de quais rotas tenham sido percorridas, é certo que quase todas as regiões do continente estavam habitadas por volta de 10 mil anos atrás.


Ao longo de milhares de anos, as inúmeras sociedades que povoaram a América desenvolveram modos diferentes de organizar sua vida econômica, política e social. Mas, apesar das diferenças, também havia muitas semelhanças, principalmente entre sociedades que viviam próximas umas das outras.


Os primeiros americanos se organizavam em grupos muito reduzidos. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos e raízes e deslocavam-se constantemente em busca de alimentos. A vida nômade desses grupos explica a difusão dos artefatos de pedra pela América.


Armas parecidas com as descobertas no sítio arqueológico de Clóvis, por exemplo, foram encontradas no México e em áreas da América Central.


A grande quantidade de pontas de lanças feitas de pedra encontradas na região de Clóvis sugere que seus habitantes eram basicamente caçadores de grandes mamíferos. No entanto, eles também praticavam a coleta de frutos e de recursos de rios e lagos. Além da pedra, outros materiais, como ossos, madeira, fibras vegetais e peles, eram utilizados na confecção de abrigos, casas, vestimentas e instrumentos de trabalho.



A datação dos vestígios


O carbono-14 é um dos métodos usados para descobrir a idade dos materiais de origem biológica encontrados nas escavações. Todos os seres vivos, animais ou plantas, têm em sua constituição certa quantidade de carbono radioativo. Quando eles morrem, o carbono radioativo diminui a um ritmo constante com o passar dos anos. Essa diminuição é medida em laboratórios para fornecer a idade aproximada de plantas e animais de até 50 mil anos de idade, aproximadamente.



O fim da última glaciação


Por volta de 10 mil anos atrás, a elevação da temperatura na Terra provocou o derretimento de grande parte da camada de gelo que cobria o espaço terrestre.


O clima tornou-se mais quente e úmido, causando inúmeras mudanças ambientais.


Acompanhe a seguir.

  • O aumento do volume das chuvas e da umidade levou à formação de vastas florestas e à destruição de áreas de savanas, que eram o hábitat dos grandes animais.
  • A ampliação das florestas e a redução das pastagens no continente americano provocaram a fome, o aumento da disputa por alimentos e a extinção de grandes animais, como as preguiças-gigantes e os gliptodontes (uma espécie de tatu gigante).

O fim da era glacial causou transformações na fauna e na flora americanas, além de alterar a forma de vida dos seres humanos, que tiveram de se adaptar para sobreviver.


Texto complementar


O texto a seguir trata da opinião de alguns especialistas a respeito da extinção da megafauna na América.


"Há aproximadamente 10 mil anos, ocorreu nas Américas uma tragédia faunística', diz o paleontólogo Bruno Kraimer, da PUC-Minas. Segundo ele, a única 'unanimidade' sobre a razão disso é que a causa teve relação com alterações no clima. Para ele, a dúvida maior é sobre 'quando exatamente a mudança climática aniquilou os bichos gigantes. [...]


A opinião de Guimarães [ecólogo], entretanto, é uma 'unanimidade' diferente: tribos caçadoras mataram a mega-fauna. Esses animais se extinguiram no fim da última glaciação. Mas ocorreram muitas glaciações nesse período geológico. Em nenhuma delas o grau de extinção foi tão alto quanto no fim do período. A única diferença entre a última glaciação e as anteriores é a presença humana nas Américas.'"


Debate sobre extinção opõe teorias sobre caça predatória e mudanças climáticas. Folha de S.Paulo, 20 jul. 2008. p. A20.



O início da agricultura na América, sedentarização e as divisões hierárquicas


O fim da era glacial coincidiu, no Oriente Próximo, com o início da domesticação de plantas. Na América, acredita-se que o cultivo da terra tenha se iniciado um pouco mais tarde, por volta de 7 mil anos atrás.


Com o início da agricultura, em algumas regiões da América os grupos humanos tenderam a se fixar mais tempo no mesmo lugar, surgiram divisões hierárquicas na sociedade, a população cresceu e formaram-se pequenos assentamentos urbanos.


Organizar o conhecimento


Questões para análise de aprendizagem


1. Circule a expressão que não faz parte do grupo. Depois, justifique a sua resposta.


CAÇA E COLETA - HOMO HABILIS - NOMADISMO AMÉRICA - ARTEFATOS DE PEDRA - PINTURAS RUPESTRES


Dica:


As expressões do grupo dizem respeito às características dos hominídeos

que ocuparam a América, os quais pertenciam à espécie Homo sapiens.


Justifique a sua resposta:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



2. Classifique as frases em verdadeiras (V) ou falsas (F).

  1. Os primeiros habitantes da América eram sedentários. (  )
  2. Com o fim da era glacial, formaram-se vastas áreas de florestas. (  )
  3. Foi na América que os seres humanos iniciaram a agricultura. (  )
  4. O domínio da agricultura facilitou a fixação de grupos humanos em assentamentos. (  )

Próxima aula:

Os mais antigos habitantes do Brasil

https://historiaecio.blogspot.com/2024/01/antigos-habitantes-do-brasil.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução Francesa e as suas contribuições para a formulação do mundo contemporâneo (Revolução Francesa parte 03)

Revolução Francesa foi: A Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França entre 1789 e 1799, que teve um i...