domingo, 31 de dezembro de 2023

Povoamento das Américas - Chegada do ser humano à América

Povoamento das Américas 




O Homo sapiens povoa o planeta


Evolucionismo é uma teoria elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o meio ambiente onde elas habitam.


Os primeiros habitantes da América não eram autóctones, ou seja, não eram originários do próprio continente. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão porque não se descobriu, até o momento, nenhum vestígio em terras americanas de hominídeos anteriores à espécie Homo sapiens.


Então, de onde eles vieram? Que caminhos percorreram? Quando chegaram a essas terras? Para responder a essas questões, é importante lembrar duas características humanas: somos uma espécie viajante e capaz de se adaptar a diferentes ambientes. Isso permitiu que nossos antepassados, originários da África, se espalhassem por todo o planeta.


A primeira grande migração de humanos modernos para fora da África teria começado por volta de 130 mil anos atrás. Eles se espalharam pela Europa e pela Ásia e venceram a última barreira para povoar o planeta: os oceanos. Deslocando-se por terra e por trechos de mar raso, entre 60 mil e 40 mil anos atrás, levas humanas atingiram a Austrália e algumas ilhas do Pacífico.


A segunda grande migração para fora da África começou há cerca de 80 mil anos. Não foram migrações lineares, contínuas. Provavelmente, à medida que a população crescia e faltavam recursos para alimentar todo o grupo, indivíduos saíam em busca de alimentos e iam se dispersando aos poucos por novos territó-rios. Isso significa que foram deslocamentos lentos, pequeno, de vários grupos, ao longo de milhares de anos


A teoria de Clóvis


O povoamento da América provavelmente teve início a partir da segunda dispersão para fora da África. Até os anos 1980, defendia-se que grupos humanos com traços asiáticos, em uma única onda migratória feita a pé, teriam entrado na América há cerca de 11.500 anos através do Estreito de Bering (veja o mapa), que estava congelado devido à última glaciação.





Os defensores dessa teoria baseavam suas conclusões na existência de sítios arqueológicos, datados de 11 mil a 10 mil anos atrás, espalhados por toda a América. Entre eles está o sítio de Clóvis, situado no estado do Novo México, nos Estados Unidos.


No sítio de Clóvis, foram descobertos artefatos de pedra e ossos de mamutes e de bisões datados de 11.500 anos. Os objetos encontrados, principalmente as pontas de flecha, tinham formatos muito seme-lhantes, o que sugere que os moradores da região seriam originários de uma mesma cultura. Por essa razão, o modo de vida desses grupos humanos foi chamado de cultura Clóvis.


Novas hipóteses


Outras descobertas posteriores, porém, contestaram a teoria de Clóvis, afirmando que a chegada do ser humano à América aconteceu através de vários deslocamentos durante a última glaciação, e não em uma única onda migratória pelo Estreito de Bering.


Segundo esses estudos, a retração das águas no fim da era glacial fez surgir uma ponte natural de terra no Estreito de Bering, que foi usada como passagem para a América. Além disso, o baixo nível da água do mar também teria facilitado as viagens. Navegando em pequenas embarcações ao longo da costa do Mar da Sibéria, grupos humanos teriam cruzado o litoral de Bering e chegado à costa do Alasca.


Distanciando-se da teoria de Bering, a arqueóloga Niède Guidon defende que os primeiros grupos humanos migraram diretamente da África em direção à América, navegando pelo Oceano Atlântico, por volta de 100 mil anos atrás. Porém, as posições da pesquisadora criaram um novo paradigma a respeito do povoamento do continente e têm poucos defensores.


Novos vestígios da presença humana


Além de indicar que houve vários movimentos migratórios em direção à América, essas novas descobertas levaram a crer que a presença humana no continente é muito anterior à cultura Clóvis. Nos sítios de Piedra Museo e Los Toldos, na Argentina, e de Debra L. Friedkin, nos Estados Unidos, há indícios de assentamentos humanos de 15 mil anos. Artefatos de pedra e restos de alimentos encontrados em Monte Verde, no Chile, foram datados em 12.300 anos. Novas escavações realizadas no sítio levaram à descoberta de objetos de pedra e restos de fogueira com idade entre 14.500 e 18.500 anos.


Outra dúvida sobre o povoamento da América é determinar se os primeiros povoadores do continente tinham características asiáticas, como os povos ame-ríndios. Essa discussão surgiu porque acreditava-se que crânios e ossadas humanos encontrados na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, apresentassem traços faciais semelhantes aos dos africanos e dos aborígenes australianos atuais. Isso levou a crer que esses grupos fizessem parte de outra onda migratória para a América, diferentemente da migração dos grupos mongoloides, que teriam originado os povos ameríndios.


No entanto, recentes pesquisas divulgadas em 2018 sobre alguns dos esqueletos mais antigos encontrados na América, como os de Lagoa Santa, contestaram essa teoria, como veremos mais adiante. Isso demonstra que o que sabemos sobre a Pré-história humana são hipóteses e teorias, que podem ser refutadas e desconstruídas a partir de novas descobertas.



Organize o conhecimento 


1. Assinale as afirmativas que se referem à teoria de Clóvis.


a) Defende que a ocupação da América ocorreu a partir de várias migrações de grupos humanos que atravessaram o Estreito de Bering na última glaciação. ( )


b) Analisou fósseis humanos encontrados no Novo México que levaram à conclusão de que a ocupação humana da América ocorreu há 11.500 anos. ( )


c) Desse ponto de vista, os primeiros grupos humanos teriam entrado na América em um único deslocamento e teriam feições semelhantes aos dos mongoloides. ( )


d) Levantou a hipótese de que alguns grupos hung. nos que chegaram à América já sabiam naves pelos mares. ( )


2. Marque quatro tipos de evidências arqueológicas que os pesquisadores têm examinado para elaborar hipóteses sobre o povoamento da América.


01 - Ossadas humanas e de animais.

02 - Artefatos de pedra.

03 - Restos de fogueira e alimentos.

04 - Pinturas rupestres.

05 - Vídeos no YouTube

06 - Livros


Adquirindo conhecimento extra.


Clique no link abaixo e veja o vídeo.

BBC - Cinco descobertas sobre a origem e a História dos povos indígenas da América do Sul.

https://youtu.be/TGiy6An6m3w?si=kGYsLNDsuySrJptL





Próxima aula

Os modos de vida dos antigos ameríndios

https://historiaecio.blogspot.com/2024/01/modos-de-vida-dos-antigos-amerindios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução Francesa e as suas contribuições para a formulação do mundo contemporâneo (Revolução Francesa parte 03)

Revolução Francesa foi: A Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França entre 1789 e 1799, que teve um i...