quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Conjuração Baiana

 A Conjuração Baiana



Conjuração baiana


O que foi a Conjuração Baiana?


A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates foi um movimento político popular ocorrido em Salvador, Bahia, em 1798.

É também conhecida como "Conspiração dos Búzios" ou "Revolta dos Alfaiates", por ter como principais líderes os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.


Composição:


A Conjuração Baiana foi composta, em sua maioria, por escravizados, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como sapateiros, pedreiros, soldados, etc.



Principais líderes 

Seus objetivos:


Tinha como objetivos separar a Bahia de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.

Influenciada por:

Influenciada pela Revolução Francesa e pela Revolução Haitiana, a Conjuração Baiana foi fortemente reprimida. Seus membros foram presos e, em 1799, os líderes do movimento foram condenados à morte ou ao degredo.

Contexto:

As revoltas dos colonos também atingiram outras regiões do Brasil, como Salvador, na Bahia. Em fins do século XVIII, o aumento dos preços do açúcar no mercado internacional, provocado principalmente pelas guerras de independência no Haiti, estimulou muitos proprietários da Bahia a ampliar o cultivo de cana e a reduzir as plantações de gêneros alimentícios. Como resultado, o preço dos alimentos subiu e grande parte da população começou a enfrentar a fome.


A escassez de alimentos criou um ambiente propício para a revolta, que ficou conhecida como Conjuração dos Alfaiates. A presença das ideias iluministas e as notícias sobre a Revolução Francesa e a independência do Haiti, divulgadas em Salvador principalmente pela Sociedade Maçônica Cavaleiros da Luz, também contribuíram para impulsionar o movimento.


A Conjuração Baiana teve caráter popular e forte conteúdo de oposição à elite econômica e social. A revolta reuniu pequenos comerciantes, soldados, artesãos, alfaiates, negros libertos, mulatos e escravos, além de alguns homens brancos mais abastados.


O primeiro ato da conjuração ocorreu no dia 12 de agosto de 1798, quando alguns locais públicos de Salvador amanheceram cobertos de cartazes chamando o povo à revolução. Vários deles atacavam a administração portuguesa, reivindicavam melhores remunerações aos soldados e denunciavam a corrupção das autoridades.


“O poderoso e magnífico povo bahiense republicano desta cidade da Bahia Republicana considerando nos muitos e repetidos latrocínios feitos com os títulos de imposturas, tributos e direitos que são celebrados por ordem da Rainha de Lisboa, e no que respeita a inutilidade da escravidão do mesmo povo tão sagrado e digno de ser livre, com respeito à liberdade e à igualdade ordena, manda e quer que para o futuro seja feita nesta cidade e seu termo a sua revolução para que seja exterminado para sempre o péssimo jugo ruinável da Europa [...]. O povo será livre do despotismo do rei tirano, ficando cada um sujeito às leis do novo código e reforma de formulário [...].”


A luta pela liberdade


Conheça a seguir as principais reivindicações dos conjurados baianos.

*O fim do domínio português na Bahia.

*A proclamação da república.

*A liberdade de comércio.

*O fim da escravidão.

*O fim das diferenças raciais.


O movimento, porém, foi rapidamente contido. Com a ajuda de delatores, alguns deles membros da elite baiana que participaram da conspiração, as investigações levaram os principais envolvidos à prisão.


A condenação recaiu apenas sobre os negros e os mulatos, que foram punidos com rigor. Os soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas do Amorin e os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino foram condenados à morte e executados na forca em 1799.


Assim como ocorreu na Conjuração Mineira, os condenados tiveram os corpos esquartejados e expostos em locais públicos.



Página da HQ Revolta dos Búzios, de Maurício Pestana, publicada em 2014, que conta a história da Conjuração Baiana.



Foto quadro - Conjuração baiana



Exercício pontuado

01 - O que foi a Conjuração Baiana?

02 - Em relação aos níveis sociais, como a Conjuração Baiana era composta?

03 - Quais eram os objetivos da Conjuração Baiana?

04 - A Revolta dos Alfaiates  teve influência de quais fatos históricos? Mencione pelos menos 03 influências:

05 - Como a Conjuração Baiana foi finalizada? O que aconteceu com os participantes?

06 - Por que o aumento do preço do açúcar e a fome serviram de estopim para o início da Revolta dos Alfaiates?

07 - Como a Sociedade Maçônica Cavaleiros da Luz contribui para a Conjuração Baiana?

08 - Quais eram os principais alvos dos ataques da Conjuração Baiana?

09 - Quais eram as principais reivindicações dos conjurados baianos.

10 - Por que o movimento foi rapidamente contido?

11 - Na Conjuração Baiana, quem foi punido? O que aconteceu com essas pessoas?


Próxima aula

A vinda da família real para o Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução Francesa e as suas contribuições para a formulação do mundo contemporâneo (Revolução Francesa parte 03)

Revolução Francesa foi: A Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França entre 1789 e 1799, que teve um i...