Os Hebreus
O povo hebreu, ou hebraico, também conhecidos como israelitas ou judeus, faz parte de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade – a civilização hebraica.
Viviam na Mesopotâmia, era um povo de origem semita, nômade, buscavam solo fértil para a criação de seus animais.
A Bíblia como fonte histórica
A Bíblia, mais precisamente, os cinco primeiros livros do Velho Testamento (o Pentateuco) é a referência para entendermos a história deste povo, pois são livros históricos, contam passagens e feitos dos hebreus.
De acordo com as escrituras sagradas, entre os anos de 2000 a.C. e 1800 a.C., Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e buscar uma nova terra, que mais tarde seria Canaã (atual Palestina), porque nesse contexto, os hebreus passavam por dificuldades, como a falta de chuva. Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó.
Início da Era dos Patriarcas
A Era dos Patriarcas recebe tal nome pelo fato da organização dos hebreus estar fundada em torno de patriarcas, isto é, líderes de grandes famílias, que reuniam funções diversas, como a de chefe militar, sacerdote e líder político
Patriarca: Chefe da tribo, geralmente um homem idoso, sábio, experiente e muito respeitado entre os membros da comunidade.
Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo hebreu.
Os primeiros patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó.
Saída de Ur na Mesopotâmia e a chegada em Canaã na Palestina.
Anos depois, já em Canaã (atual Palestina), os hebreus passaram por dificuldades, problemas em decorrência da seca que atingiu a Palestina, os hebreus deixaram Canaã e foram para o Egito.
Saíndo de Canaã (Terra Prometida) e a ida para o Egito.
Quando chegaram ao Egito, a região estava em disputa entre os egípcios os hicsos. Os hebreus apoiaram os invasores e tiveram um período de fixação na região. Porém, após retomada do território, os egípcios colocaram em prática o princípio da escravidão por guerra, passado algum tempo, começaram a escravizar os hebreus.
* Escravidão antiga: Escravidão por guerra ou por dívida.
Saída do Egito
Os Hebreus, de acordo com a Bíblia, foram libertados da escravidão por Moisés no conhecido episódio bíblico da travessia do Mar Vermelho em que se Moisés abre uma passagem e divide o mar para que os hebreus fujam de regresso à Palestina.
De acordo com a Bíblia, mas debatido por alguns historiadores, após a fuga do Egito, os hebreus, durante 40 anos ficaram peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.
Período dos juízes
"Juízes” refere-se aos líderes das tribos de Israel que foram escolhidos por Deus ou pelo povo para libertar os israelitas de seus inimigos. Os juízes eram mais semelhantes a líderes militares do que aos verdadeiros juízes que lidavam com as questões da lei.
Entre os principais juízes estavam Jefté, Gedeão, Sansão e Samuel. Por volta de 1000 a.C., o processo de centralização política dos hebreus chegou a seu ápice com a instituição de um governo monárquico.
Período monárquico
As lutas para dominar Canaã fizeram com que as tribos hebraicas gradualmente se unissem e se organizassem politicamente. Por fim, em cerca de 1010 a.C., os hebreus fundaram o Reino de Israel e escolheram um rei para governá-los.
Saul - o primeiro rei
Saul, No Alcorão, ele é chamado de Talut, foi o primeiro rei do antigo reino de Israel, conforme a tradição judaica-cristã. Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos, embora haja controvérsias quanto à duração exata do seu reinado.
Como líder do povo, Saul teve um bom início, mas a sua trajetória bastante complicada conduziu-o a perder a coroa. Ele desobedeceu a Deus, tendo uma conduta reprovável. Saul tinha inveja de Davi e tentou matá-lo inúmeras vezes. Por fim, Saul cometeu o suicídio.
Saul (derrotas militares e desobediência aos mandamentos se Deus - de acordo com a Bíblia).
Davi - o segundo rei
Davi apossou-se de Jerusalém e a transformou na capital de seu reino e para lá transferiu a Arca da Aliança. Davi conquistou também as últimas cidades cananeias e submeteu parte da Síria e os reinos vizinhos de Hebrom, Amom e Hamat.
Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Davi.
Davi: Vitória militares, expansão territorial e Jerusalém escolhida como capital.
Rei Salomão
Com os seus cofres repletos de ouro, Salomão empreendeu um importante programa de construção, do qual se destaca uma obra que é considerada a mais proeminente do seu reinado, o primeiro Templo de Jerusalém, no qual, segundo a tradição, terá sido guardada a Arca da Aliança.
Salomão: Conhecido como governador sábio e esclarecido. Período de esplendor e prosperidade. Conquistou terras, expandiu o comércio e fez diversas obras.
O Templo de Salomão
O Templo de Salomão envolvia um complexo de santuários, pátios, residências reais e palácios de cerimoniais. Ele era um local de culto e representava a religião monoteísta (culto um deus) seguida pelos hebreus. No século VI a.C., o templo foi destruído pelos babilônicos e reconstruído algumas décadas depois, constituindo o chamado "Segundo Templo".
No século I, o templo foi destruído novamente, dessa vez pelos romanos, durante o ataque a Jerusalém. De acordo com a tradição hebraica, uma parte desse templo não foi destruída. Essa parte, chamada de Muro das Lamentações, é atualmente considerado um local sagrado de adoração e orações.
Retorno a Palestina, desigualdade social e o enfraquecimento (divisão do povo).
Após a morte do rei Salomão, e na sequência da revolta do povo contra a desigualdade social* oriunda do pagamento de altos impostos, a Palestina foi dividida em dois reinos, formadas por 10 tribos de Israel e por 2 tribos de Judá.
* A desigualdade social é um problema que ocorre quando algumas pessoas têm acesso a mais recursos e oportunidades do que outras. Isso pode acontecer por várias razões, como renda, educação, localização geográfica ou preconceito.
A divisão enfraqueceu os hebreus e permitiu a invasão de dominadores.
Anos mais tarde, os reinos foram conquistados pelos assírios e pelos babilônios, respetivamente. Data dessa altura o Cativeiro da Babilônia. Séculos depois Jerusalém é destruída e os judeus são obrigados a dispersar-se. É a conhecida Diáspora Judaica.
A Periodização da história antiga dos hebreus:
1° período: Período dos Patriarcas.
Exemplo: Abraão, Isaque e Jacó.
Período da saída da Mesopotâmia até a fixação no Egito.
2° período: Período dos Juízes.
Exemplo de juízes: Sansão, Otoniel, Gideão e Samuel.
Período da saída do Egito até o retorno a Palestina.
3° período: Período dos Reis.
Período dos Reis: Saul, Davi e Salomão.
Período de retorno a Palestina e consolidação na região.
Economia
* Quando eram nômades, a principal atividade era o pastoreio.
* Com a sedentarização, além do pastoreio, a agricultura, o artesanato e o comércio faziam parte das principais atividades econômicas exercidas pelos hebreus.
Religião
Os hebreus eram monoteístas e cultuavam a Javé. A sua religião estava baseada nos Dez Mandamentos. A principal religião dos hebreus é, até os dias de hoje, o judaísmo.
Herança Cultural
Visto que o cristianismo tem origem na religião judaica, a civilização hebraica influenciou largamente a civilização contemporânea.
Os hebreus construíram grandes palácios e templos, o maior deles foi o Templo de Jerusalém, que foi destruído pelos romanos, dele sobrando apenas um muro, o qual atualmente é conhecido como o Muro das Lamentações que compõe o Patrimônio Mundial da Humanidade.
Quadro Hebreus 01 - Localização na Mesopotâmia, Periodização, Canaã, Egito, Era dos Patriarcas e Juízes.
EXERCÍCIOS
01 - Quem eram os Hebreus?
02 - Qual é a principal fonte histórica utilizada no estudo da antiguidade hebraica? Por quê?
03 - Por que Abraão deixou a Mesopotâmia?
04 - Quem são os primeiros patriarcas dos hebreus?
05 - Quem eram os patriarcas? Quais funções sociais eles faziam?
06 - Como surgiram as doze tribos que formavam o povo hebreu?
07 - Por que os hebreus deixaram Canaã (a Terra Prometida) e foram para o Egito?
08 - Por que os hebreus foram escravizados no Egito?
09 - O que é uma escravidão antiga?
10 - Como os hebreus saíram do Egito?
11 - Após a fuga do Egito, para onde foram os hebreus?
12 - Quem eram os juízes? Quais eram as suas funções sociais?
13 - Por que o período dos juízes chegou ao fim e o período dos reis foi implantado?
14 - Informe feitos dos reis abaixo:
a) Saul
b) Davi
c) Salomão
15 - Cite 4 fatores que justificam a divisão dos hebreus e seu enfraquecimento:
16 - Como os hebreus foram dominados e escravizados após o fim do período dos reis?
17 - Como a história antiga dos hebreus é dividida?
18 - Como era a economia praticada pelos hebreus?
19 - Como era a religião praticada pelos hebreus?
20 - Informe algumas herança e contribuições do povo hebreu para a humanidade:
Clique no link abaixo e jogue o KAHOOT dos Hebreus
PRÓXIMA AULA
Os Fenícios
Nenhum comentário:
Postar um comentário