segunda-feira, 27 de março de 2023

Pré-história

Pré-história





Divisão da História



A Pré-História foi um período ocorrido entre o surgimento da espécie humana no planeta terra até a invenção da escrita pelos sumérios, entre 3500 a 4000 a.C.. A Pré-história foi um dos maiores períodos da História, pois durou milhares de anos.


O aparecimento do ser humano marca o início da pré-história.



Foi uma fase importante para a humanidade, período de realizações e descobertas impactantes para espécie humana, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento dos seres humanos no planeta Terra. Aos poucos, o gênero homo foi desenvolvendo soluções práticas para os problemas da vida. Inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo, foi desenvolvendo uma cultura muito importante. 


As dificuldades eram enormes para a sobrevivência do homem pré-histórico.



O gênero homo foi desenvolvendo soluções práticas para os problemas da vida. Inventando objetos e soluções a partir das necessidades.


A Pré-história é dividida em:

Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico e Idade dos Metais.

* Nem todo local teve o Mesolítico.


A Pré-história e suas divisões



As principais características de cada período da Pré-História:

01. Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

Paleo (velha) + lítico (pedra) = Pedra velha (pedra lascada).

De 2,5 milhões a 12 mil anos atrás.

* 2,5 milhões de anos atrás= Aparecimento do gênero Homo (homo habilis).

* 12 mil anos atrás= Agricultura e domesticação de animais.

Duração: Cerca de 2,5 milhões de anos, quando os antepassados do ser humano começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, destacando-se de todos os outros animais, e que durou até cerca de 10.000 a.C., quando houve a chamada Revolução Neolítica, em que começou a fazer agricultura, tornando o humano não mais dependente apenas da coleta e da caça.


Paleolítico


Vida nômade e habitação em cavernas

- Nesta época, o ser humano habitava cavernas, tendo que disputar, muitas vezes, este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletiva.

Linguagem e comunicação

- Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem rudimentar (pouco desenvolvida), baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava ideias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.


02 - Mesolítico (está fase não aconteceu em todos os lugares)

Meso (entre) + lítico pedra = Entre pedras

O período Mesolítico é uma fase intermediária da Pré-história entre os períodos Paleolítico e Neolítico. Esta fase não ocorreu em todas as regiões do mundo, mas apenas naquelas onde a glaciação teve efeitos mais consideráveis. O Mesolítico teve início há, aproximadamente, 10 mil anos e terminou com o desenvolvimento da agricultura.

O Mesolítico foi um período de transição, porém representou grandes avanços no sentido de garantir melhores condições de sobrevivência para o homem pré-histórico.

Principais características:

- Domínio do fogo: com esta conquista o homem da Pré-história conseguiu espantar os animais selvagens que lhe representavam perigo. Foi possível também esquentar e iluminar a moradia, além de possibilitar o consumo de alimentos e carne cozida ou assada.

- Domesticação dos animais: possibilitou garantir uma reserva de alimento para o momento que houvesse necessidade, eliminando a dependência da caça. Esse foi um grande avanço, pois no Mesolítico ocorreram mudanças climáticas, que diminuíram significativamente a quantidade de animais para caça.

- Desenvolvimento da agricultura: com este avanço, o homem da Pré-história deixou de ser nômade para ser sedentário. Diminuindo a dependência da natureza, a agricultura garantiu maior quantidade de alimentos.

- Divisão de trabalho por sexo: os homens ficaram responsáveis pelo sustento da família e segurança do local, enquanto às mulheres cabiam as funções de cuidar dos filhos e da organização da habitação. Esta divisão de trabalho melhorou a organização social na Pré-história, favorecendo o desenvolvimento das famílias.

03. Neolítico ou Idade da Pedra Polida

Neo (novo) + lítico (pedra) = Pedra nova (pedra polida).

Período tem o seu início entre 10.000 e 7000 a. C., se estendendo até 4000 a. C. e 2500 a. C. . Essa variação depende de qual região estamos falando. Para facilitar, trabalharemos com 10.000 a. C como início (Revolução Agrícola) e 4.000 a. C. (Invenção da Escrita).


Criação da Agricultura

O período neolítico é marcado pela Revolução Agrícola, ou seja, as transformações que ocorreram na cultura agrícola (no cultivo de alimentos) que influenciaram na história da humanidade que migraram do sistema de caça e coleta para sobreviver passando a utilizar a agricultura como principal fonte de cultivo do solo para plantação de alimentos.

as transformações que ocorreram na cultura agrícola que influenciaram na história da humanidade que migraram do sistema de caça e coleta para sobreviver passando a utilizar a agricultura como principal fonte de cultivo do solo para plantação de alimentos.

Domesticação e criação de animais

Visando não depender muito da caça e da pesca, além dos conhecimentos adquiridos até então, os nossos ancestrais passaram a domesticar algumas espécies de animais, criando-os nas aldeias, objetivando ampliar a oferta de alimentos e ter maior segurança alimentar.

Do nomadismo ao sedentarismo 

Os nossos ancestrais, com o desenvolvimento da agricultura, deixaram de vagar de um local para o outro em busca de alimentos e passaram a se fixar em uma localidade, ou seja, tendo uma moradia fixa.

Surgimento das aldeias

Com a melhoria alimentar e a menor exposição aos perigos do cotidiano, muitos dos grupos humanos passaram por uma diminuição da mortalidade e com isso o aumento populacional. Esse crescimento demográfico proporcionou o surgimento das primeiras aldeias.

Origem da metalurgia (descoberta do uso de metais)

- Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. 

Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez.

Início da religião

Embora ainda não houvesse uma religião organizada, historiadores dizem que neste período começou a surgir o sentimento religioso. Uma das provas são as estatuetas femininas encontradas em alguns sítios arqueológicos pré-históricos da Europa. Estas estatuetas, conhecidas hoje como Deusas Mãe, foram encontradas em locais parecidos com santuários e representavam a importância da fertilidade para aqueles povos.

Armazenamento da produção agrícola e as trocas 

A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades aumentou, dando origem ao trabalhador especializado.

04. Idade dos Metais

- Período que vai de 6 mil anos atrás (aproximadamente) até o surgimento da escrita (por volta de 4.000 a.C.).

- Época que os seres humanos passaram a dominar a arte da metalurgia. Primeiro começaram com a fabricação de utensílios de cobre e bronze e, mais tarde, passaram a dominar a produção do ferro.

- Com os metais, passaram a produzir lanças, facas, machados, capacetes, espadas, adornos e até estátuas.

- Esse período coincide com o surgimento das primeiras civilizações (exemplos: egípcia, grega, indiana, chinesa e mesopotâmica).


Características da Idade dos Metais



Foto da aula (13/03/24)



Foto do quadro (04/03/24)


Exercícios

01 - O que foi a pré-história?

02 - A pré-história é dividida em quantos períodos? Quais são esses períodos da pré-história?

03 - Por que a pré-história é um período importante para a humanidade?

04 - O que foi o período conhecido como paleolítico? Informe características importantes deste período:

05 - O que foi o período neolítico? Mencione características importantes deste período:

06 - O que foi o Mesolítico?

07 - O que foi a idade dos metais? Cite características importantes deste período:


Avaliação
A Pré-história


FIM

Próxima aula, a origem da espécie humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia da liberdade - 30 anos do fim do Apartheid na África do Sul

 Dia da Liberdade - Comemoração de 30 anos do fim do Apartheid. África do Sul comemora o 30º aniversário do ‘Dia da Liberdade’ do Apartheid ...