quinta-feira, 23 de março de 2023

Renascimento nas ciências

O Renascimento e o espírito científico


No pensamento do homem medieval, diversos fenômenos da natureza eram vistos como manifestações da vontade divina (teocentrismo). Questionando essas “verdades absolutas” (dogmas), vários estudiosos começaram a explicar o mundo ao seu redor por meio da observação e da experimentação. Para isso, valorizaram o cálculo e a matemática, o projeto e a precisão, o método e o rigor, realizando muitas descobertas científicas e inovações técnicas.

No campo da matemática, da astronomia e da medicina, destacaram-se os seguintes pensadores.

Nicolau Copérnico (1473-1543).

 Astrônomo polonês, contestou a teoria geocêntrica, elaborada pelo grego Ptolomeu e reafirmada pela Igreja Católica, de que a Terra era o centro do universo. No lugar, defendeu a teoria heliocêntrica, segundo a qual o Sol era o centro de tudo e a Terra e os demais planetas giravam em torno dele.

Vídeo Nicolau Copérnico

https://www.youtube.com/watch?v=Ryyfg_PvQd0

Johannes Kepler (1571-1630)



Astrônomo e mate­mático alemão, dedicou-se à observação do ­planeta Marte e descobriu que os planetas descrevem órbitas elípticas em vez de circulares, como se acreditava até então. Também elaborou as leis sobre o movimento dos planetas.

Vídeo Johannes Kepler

https://www.youtube.com/watch?v=V6pSJSV8U4s

Galileu Galilei (1564-1642)

Astrônomo, matemático e filósofo italiano, aperfeiçoou a luneta, instrumento que lhe permitiu descobrir as luas de Júpiter, os anéis de Saturno, as fases de Vênus, as manchas no Sol e a dimensão da Via Láctea e do sistema solar. Por meio de suas observações astronômicas, confirmou a teoria heliocêntrica de Copérnico.


Ilustração atual representando Galileu Galilei. 

Vídeo 01 Galileu Galilei

https://www.youtube.com/watch?v=Uxko6UMN0xI

Vídeo 02 Galileu Galilei

https://www.youtube.com/watch?v=ie-7mLj1eFE

Paracelso (1493-1541)

Químico e médico suíço-alemão, propôs a cura da sífilis por meio da utili­zação do mercúrio.

Vídeo Paracelso 01

https://www.youtube.com/watch?v=slttKWOeWUU

Vídeo Paracelso 02

https://www.youtube.com/watch?v=4eqYytlQNn4

Miguel Servet (1511-1553)

Médico espanhol, descobriu o funcionamento da pequena circulação sanguínea, mostrando que o sangue é levado aos pulmões para ser oxigenado, retornando depois ao coração.

Vídeo Miguel Servet

https://www.youtube.com/watch?v=aBk4iFaWxNk

Perseguidos pela Igreja

A busca do conhecimento por meio da observação da natureza e da experimentação era vista pela Igreja Católica como grande ameaça aos seus dogmas. Por essa razão, vários desses pensadores sofreram pressões para abandonar seus estudos. O caso mais conhecido é o de Galileu Galilei. Condenado pelos tribunais da Igreja por defender a teoria de Copérnico, Galileu foi obrigado a renunciar publicamente às suas ideias para não morrer queimado como herege.

Giordano Bruno foi um teólogo, filósofo, escritor, matemático, poeta, teórico de cosmologia, ocultista hermético e frade dominicano italiano condenado à morte na fogueira pela Inquisição romana (Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício) com a acusação de heresia ao defender alegações consideradas erros teológicos. Ele é conhecido por suas teorias cosmológicas, que conceitualmente estenderam o então novo modelo copernicano.

Vídeo - Copérnico, Galileu e os cientistas que ousaram desafiar os dogmas da Igreja

https://www.youtube.com/watch?v=0I_G1B1d_aM


Sistema cosmológico concebido por Copérnico, retirado da obra Atlas celestial ou a harmonia do universo, 1660.

Giordano Bruno

O ex-monge italiano Giordano Bruno (1548-1600), ao contrário de Galileu, não se intimidou diante dos tribunais da Igreja e se recusou a negar suas convicções, sendo considerado um herege. Conheça algumas de suas ideias a seguir. 

“Em 1600, o ex-frei dominicano, filósofo e poeta Giordano Bruno foi queimado vivo em Roma. Defendia que, como Copérnico havia escrito antes dele nascer, e continuava a ser tabu defender, a Terra era um planeta e girava em torno do Sol.

Não só isso, como uma ideia sua e incrivelmente ousada: o Sol era apenas uma estrela, e, como ele, todas as estrelas tinham sistemas ­planetários. [...]

Afirmou que a matéria é composta de átomos — uma ideia da Grécia antiga, mas então muito contestada. E disse que o número de estrelas e o tamanho do universo são infinitos [...].

[...] Tudo parte da ideia de o universo ser infinito. É assim porque Deus é infinito. Um universo infinito não tem centro — por isso ele apoiou a teoria de Copérnico, de que a Terra é só um planeta que gira em torno do Sol.”

Giordano Bruno: o teólogo que ardeu na fogueira da ­Inquisição romana. Aventuras na História, 18 ago. 2019. Disponível em <http://mod.lk/izhxm>. Acesso em 9 jan. 2020.

A difusão de novas ideias (monges copistas x prensa de caracteres móveis)

Você deve estar se perguntando: como todas essas inovações e conhecimentos foram divulgados naquela época? Até a primeira metade do século XV, os textos dos livros eram escritos à mão, principalmente por monges copistas, o que limitava e encarecia a produção. Além disso, a maior parte dos livros encontrava-se guardada nas bibliotecas dos mosteiros, dificultando a difusão do conhecimento, que ficava limitado aos religiosos e a poucos intelectuais e aristocratas.

Um passo decisivo para mudar essa situação foi dado em 1450, quando o alemão Johannes Gutenberg desenvolveu a prensa de caracteres móveis feitos de chumbo, com base em um modelo chinês. A prensa era uma máquina que comprimia, em uma superfície, os tipos móveis embebidos em tinta. Por meio dela, foi possível agilizar a reprodução de livros e, consequentemente, aumentar a produtividade e baratear os custos. Com a invenção de Gutenberg, as ideias humanistas puderam ser difundidas para várias regiões da Europa. No entanto, vale ressaltar que o uso da prensa se tornou hegemônico somente no século XIX, com a produção industrial de livros.


Outro importante fator que contribuiu para a divulgação do humanismo foi a criação de academias e liceus laicos. Até o século XIV, as escolas e universidades eram controladas pela Igreja e mantinham o método de estudo da Idade Média, que se baseava na memorização de algumas obras. As academias e os liceus laicos criados com o Renascimento adotaram um método diferente, enfatizando o estudo do grego e do latim e incentivando os alunos a desenvolver um conhecimento investigativo, reflexivo e crítico.


Frank & Ernest, charge de Bob Thaves, 2017.

A invenção da prensa de caracteres móveis, ou seja, o processo de impressão de obras em larga escala, teve algumas consequências importantes, como o aumento da variedade e da quantidade de obras disponíveis no mercado. Mas, para que isso ocorresse, foi necessário o desenvolvimento de tintas que não borrassem e de papéis resistentes ao processo de impressão. Uma nova linguagem gráfica também foi criada junto à prensa, a tipografia, que auxilia a conferir estrutura e legibilidade aos textos.

EXERCÍCIOS

01 - O que é o renascimento?

02 - Como o homem medieval interpretava os fenômenos ocorridos?

03 - O que são os dogmas?

04 - Os dogmas estão associados... Marque a resposta certa:

a) Ciências

b) Religião 

05 - Os estudiosos renascentistas tentavam explicar os fenômenos a partir:

06 - De forma objetiva, informe contribuições dos pensadores renascentistas abaixo no campo das ciências:

a) Nicolau Copérnico

b) Johannes Kepler

c) Galileu Galilei

d) Paracelso

e) Miguel Servet

07 - Como a Igreja Católica reagiu aos novos conhecimentos renascentistas?

08 - Como as descobertas de Galileu Galilei foram recebidas pelo alto clero católico?

09 - Quem foi Giordano Bruno? Informe realizações dele:

10 - Como foi o final de vida de Giordano Bruno?

11 - Quem detinha o conhecimento até o século XV?

12 - Um passo decisivo para mudar a posse do conhecimento das mãos do clero foi dado. Essa situação foi dada em 1450, quando foi criada a.... Inventada por...

13 - Por que a prensa de Gutemberg foi tão importante para o compartilhamento do saber? 

14 - Até o século XIV, as escolas e universidades eram controladas pela Igreja. Nesse contexto, como era o método de estudo?

15 - O que são os liceus laicos? Por que eles foram inovadores na busca pelo saber racional?

16 - A invenção da prensa de caracteres móveis, ou seja, o processo de impressão de obras em larga escala, teve algumas consequências, quais foram essas contratações?

FIM

Próxima aula, o Renascimento nas artes

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