O Renascimento e o espírito científico
No pensamento do homem medieval, diversos fenômenos da natureza eram vistos como manifestações da vontade divina (teocentrismo). Questionando essas “verdades absolutas” (dogmas), vários estudiosos começaram a explicar o mundo ao seu redor por meio da observação e da experimentação. Para isso, valorizaram o cálculo e a matemática, o projeto e a precisão, o método e o rigor, realizando muitas descobertas científicas e inovações técnicas.
No campo da matemática, da astronomia e da medicina, destacaram-se os seguintes pensadores.
Nicolau Copérnico (1473-1543).
Astrônomo polonês, contestou a teoria geocêntrica, elaborada pelo grego Ptolomeu e reafirmada pela Igreja Católica, de que a Terra era o centro do universo. No lugar, defendeu a teoria heliocêntrica, segundo a qual o Sol era o centro de tudo e a Terra e os demais planetas giravam em torno dele.
Vídeo Nicolau Copérnico
https://www.youtube.com/watch?v=Ryyfg_PvQd0
Johannes Kepler (1571-1630).
Astrônomo e matemático alemão, dedicou-se à observação do planeta Marte e descobriu que os planetas descrevem órbitas elípticas em vez de circulares, como se acreditava até então. Também elaborou as leis sobre o movimento dos planetas.
Vídeo Johannes Kepler
https://www.youtube.com/watch?v=V6pSJSV8U4s
Galileu Galilei (1564-1642).
Astrônomo, matemático e filósofo italiano, aperfeiçoou a luneta, instrumento que lhe permitiu descobrir as luas de Júpiter, os anéis de Saturno, as fases de Vênus, as manchas no Sol e a dimensão da Via Láctea e do sistema solar. Por meio de suas observações astronômicas, confirmou a teoria heliocêntrica de Copérnico.
Vídeo 01 Galileu Galilei
https://www.youtube.com/watch?v=Uxko6UMN0xI
Vídeo 02 Galileu Galilei
https://www.youtube.com/watch?v=ie-7mLj1eFE
Paracelso (1493-1541).
Químico e médico suíço-alemão, propôs a cura da sífilis por meio da utilização do mercúrio.
Vídeo Paracelso 01
https://www.youtube.com/watch?v=slttKWOeWUU
Vídeo Paracelso 02
https://www.youtube.com/watch?v=4eqYytlQNn4
Miguel Servet (1511-1553).
Médico espanhol, descobriu o funcionamento da pequena circulação sanguínea, mostrando que o sangue é levado aos pulmões para ser oxigenado, retornando depois ao coração.
Vídeo Miguel Servet
https://www.youtube.com/watch?v=aBk4iFaWxNk
Perseguidos pela Igreja
A busca do conhecimento por meio da observação da natureza e da experimentação era vista pela Igreja Católica como grande ameaça aos seus dogmas. Por essa razão, vários desses pensadores sofreram pressões para abandonar seus estudos. O caso mais conhecido é o de Galileu Galilei. Condenado pelos tribunais da Igreja por defender a teoria de Copérnico, Galileu foi obrigado a renunciar publicamente às suas ideias para não morrer queimado como herege.
Giordano Bruno foi um teólogo, filósofo, escritor, matemático, poeta, teórico de cosmologia, ocultista hermético e frade dominicano italiano condenado à morte na fogueira pela Inquisição romana (Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício) com a acusação de heresia ao defender alegações consideradas erros teológicos. Ele é conhecido por suas teorias cosmológicas, que conceitualmente estenderam o então novo modelo copernicano.
Vídeo - Copérnico, Galileu e os cientistas que ousaram desafiar os dogmas da Igreja
https://www.youtube.com/watch?v=0I_G1B1d_aM
Sistema cosmológico concebido por Copérnico, retirado da obra Atlas celestial ou a harmonia do universo, 1660.
Giordano Bruno
O ex-monge italiano Giordano Bruno (1548-1600), ao contrário de Galileu, não se intimidou diante dos tribunais da Igreja e se recusou a negar suas convicções, sendo considerado um herege. Conheça algumas de suas ideias a seguir.
“Em 1600, o ex-frei dominicano, filósofo e poeta Giordano Bruno foi queimado vivo em Roma. Defendia que, como Copérnico havia escrito antes dele nascer, e continuava a ser tabu defender, a Terra era um planeta e girava em torno do Sol.
Não só isso, como uma ideia sua e incrivelmente ousada: o Sol era apenas uma estrela, e, como ele, todas as estrelas tinham sistemas planetários. [...]
Afirmou que a matéria é composta de átomos — uma ideia da Grécia antiga, mas então muito contestada. E disse que o número de estrelas e o tamanho do universo são infinitos [...].
[...] Tudo parte da ideia de o universo ser infinito. É assim porque Deus é infinito. Um universo infinito não tem centro — por isso ele apoiou a teoria de Copérnico, de que a Terra é só um planeta que gira em torno do Sol.”
Giordano Bruno: o teólogo que ardeu na fogueira da Inquisição romana. Aventuras na História, 18 ago. 2019. Disponível em <http://mod.lk/izhxm>. Acesso em 9 jan. 2020.
A difusão de novas ideias (monges copistas x prensa de caracteres móveis)
Você deve estar se perguntando: como todas essas inovações e conhecimentos foram divulgados naquela época? Até a primeira metade do século XV, os textos dos livros eram escritos à mão, principalmente por monges copistas, o que limitava e encarecia a produção. Além disso, a maior parte dos livros encontrava-se guardada nas bibliotecas dos mosteiros, dificultando a difusão do conhecimento, que ficava limitado aos religiosos e a poucos intelectuais e aristocratas.
Um passo decisivo para mudar essa situação foi dado em 1450, quando o alemão Johannes Gutenberg desenvolveu a prensa de caracteres móveis feitos de chumbo, com base em um modelo chinês. A prensa era uma máquina que comprimia, em uma superfície, os tipos móveis embebidos em tinta. Por meio dela, foi possível agilizar a reprodução de livros e, consequentemente, aumentar a produtividade e baratear os custos. Com a invenção de Gutenberg, as ideias humanistas puderam ser difundidas para várias regiões da Europa. No entanto, vale ressaltar que o uso da prensa se tornou hegemônico somente no século XIX, com a produção industrial de livros.
Outro importante fator que contribuiu para a divulgação do humanismo foi a criação de academias e liceus laicos. Até o século XIV, as escolas e universidades eram controladas pela Igreja e mantinham o método de estudo da Idade Média, que se baseava na memorização de algumas obras. As academias e os liceus laicos criados com o Renascimento adotaram um método diferente, enfatizando o estudo do grego e do latim e incentivando os alunos a desenvolver um conhecimento investigativo, reflexivo e crítico.
Frank & Ernest, charge de Bob Thaves, 2017.
A invenção da prensa de caracteres móveis, ou seja, o processo de impressão de obras em larga escala, teve algumas consequências importantes, como o aumento da variedade e da quantidade de obras disponíveis no mercado. Mas, para que isso ocorresse, foi necessário o desenvolvimento de tintas que não borrassem e de papéis resistentes ao processo de impressão. Uma nova linguagem gráfica também foi criada junto à prensa, a tipografia, que auxilia a conferir estrutura e legibilidade aos textos.
EXERCÍCIOS
01 - O que é o renascimento?
02 - Como o homem medieval interpretava os fenômenos ocorridos?
03 - O que são os dogmas?
04 - Os dogmas estão associados... Marque a resposta certa:
a) Ciências
b) Religião
05 - Os estudiosos renascentistas tentavam explicar os fenômenos a partir:
06 - De forma objetiva, informe contribuições dos pensadores renascentistas abaixo no campo das ciências:
a) Nicolau Copérnico
b) Johannes Kepler
c) Galileu Galilei
d) Paracelso
e) Miguel Servet
07 - Como a Igreja Católica reagiu aos novos conhecimentos renascentistas?
08 - Como as descobertas de Galileu Galilei foram recebidas pelo alto clero católico?
09 - Quem foi Giordano Bruno? Informe realizações dele:
10 - Como foi o final de vida de Giordano Bruno?
11 - Quem detinha o conhecimento até o século XV?
12 - Um passo decisivo para mudar a posse do conhecimento das mãos do clero foi dado. Essa situação foi dada em 1450, quando foi criada a.... Inventada por...
13 - Por que a prensa de Gutemberg foi tão importante para o compartilhamento do saber?
14 - Até o século XIV, as escolas e universidades eram controladas pela Igreja. Nesse contexto, como era o método de estudo?
15 - O que são os liceus laicos? Por que eles foram inovadores na busca pelo saber racional?
16 - A invenção da prensa de caracteres móveis, ou seja, o processo de impressão de obras em larga escala, teve algumas consequências, quais foram essas contratações?
FIM
Próxima aula, o Renascimento nas artes
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