quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Revolução de Outubro de 1917 - A Rússia socialista

 A Revolução russa de Outubro de 1917 (Segunda Revolução Russa).


Segunda Revolução Russa (outubro de 1917).


O que foi a Segunda Revolução Russa de 1917?

A segunda fase da Revolução Russa ocorreu em Outubro de 1917, onde o Partido Bolchevique, liderado por Lênin, derrubou o governo provisório e instaurou o governo socialista soviético. A revolução de Outubro também ficou conhecida como Revolução Bolchevique, ou Revolução vermelha.


Como se deu a Segunda Revolução Russa?


Não podemos esquecer, que na parte 01 de Revolução Russa 1917, estudamos que ocorreu uma primeira Revolução Russa em fevereiro de 1917. Neste fato histórico, o Czar Nicolau II foi retirado do trono e o Alexander Kerensky (menchevique) implantou um governo de caráter liberal. Esse novo governo não ouviu as demandas das classes mais populares, como a saída da Primeira Guerra Mundial e o combate as péssimas condições de vida que camponeses e operários viviam.


Czar Nicolau II, rei russo deposto pelos menchevique na Primeira Revolução Russa (fevereiro de 1917).

Alexander Kerensky, líder dos mencheviques, liderou a deposição do Czar Nicolau II. Não ouviu as demandas da população russa.



Russos na Primeira Grande Guerra Mundial - exército despreparado, com armas obsoletas e alto número de combatentes mortos em batalhas.



Enquanto o Czar gastava os recursos e vidas humanas masculinas na Grande Guerra, mulheres e crianças passavam fome no país eslavo.


Insatisfação da maioria da população (a reação bolchevique)


Lenin discursando para os bolcheviques

A direção política da Revolução de Fevereiro coube aos socialistas-revolucionários e aos mencheviques, em aliança com setores liberais da Rússia. Na ocasião, a maior parte da liderança bolchevique estava exilada ou presa na Sibéria, como Vladimir Lênin e Leon Trotsky.



Governo provisório (governo de Kerensky) - S
ocialistas-revolucionários e aos mencheviques, em aliança com setores liberais.

Significado de exílio 

Lênin, junto com Martov, era um dos líderes bolchevique.

Ao retornar do exílio, em abril de 1917, Lênin escreveu as Teses de abril, chamando os bolcheviques a derrubar o Governo Provisório e a entregar o poder aos sovietes. As teses de Lênin foram aprovadas pelo Partido Bolchevique. Em outubro de 1917 do calendário russo (novembro no calendário ocidental), os bolcheviques tomaram o Palácio de Inverno e depuseram o governo republicano liberal de Kerensky. Sob a liderança de Lênin, os sovietes assumiram o poder.


Tese de abril


Os bolcheviques tomaram o Palácio de Inverno e depuseram o governo republicano liberal de Kerensky.

Atendendo ao apelo popular, o novo governo retirou a Rússia da guerra ainda em 1917. Em março do ano seguinte, os bolcheviques assinaram com as potências centrais o Tratado de Brest-Litovsk, que retirava o país oficialmente da guerra. O custo foi alto: a Rússia perdeu a Polônia, a Finlândia, a Bessarábia (território dividido entre as atuais Moldávia e Ucrânia) e os territórios bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia).



O novo governo (bolcheviques), ouvindo os protestos, retirou a Rússia da Primeira Grande Guerra.



Tratado de Brest-Litovsk



Além dessa medida, o novo governo estatizou bancos, estradas de ferro e indústrias e confiscou as terras da nobreza e da Igreja, que foram distribuídas entre os camponeses. As medidas revolucionárias do novo governo expropriaram a burguesia, a nobreza e membros da Igreja, atingindo também empresas estrangeiras com investimentos no país. A reação desses setores levou o país à guerra civil.



Significado da palavra estatizar


Bolchevique, pintura de Boris Mikhailovich Kustodiev, 1920. A pintura representa a tomada do poder na Rússia pelos bolcheviques.

A guerra civil e o comunismo de guerra


Guerra civil russa 1918

A guerra civil entre os bolcheviques e seus inimigos internos e externos começou em 1918. Do lado contrarrevolucionário formou-se o Exército Branco, reunindo oficiais czaristas, aristocratas e burgueses, apoiado por uma aliança de catorze potências estrangeiras, entre elas Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Japão. Do lado bolchevique estava o Exército Vermelho, comandado por Leon Trotsky.


Guerra civil russa

Diante da guerra civil e das dificuldades que ela gerava, Lênin estabeleceu o comunismo de guerra. O programa definiu o confisco das colheitas no campo para abastecer os soldados e a população urbana; a suspensão da liberdade de imprensa, de greve e de associação; a proibição dos partidos menchevique e socialista-revolucionário; e a execução do czar e de sua família, que estavam presos.


Comunismo de guerra

Apesar dessa situação crítica, a guerra civil não impediu o governo bolchevique de estabelecer uma política para combater o analfabetismo no país. Em 1918, a jornada de trabalho dos operários foi reduzida em 2 horas, sem redução de salário, para os que estudavam; clubes, fábricas e repartições públicas foram usados para o ensino.


Combater o analfabetismo, uma educação pública com qualidade, formando trabalhadores e fortalecendo a ciência.

Para Lênin, a política e a construção do socialismo não se separavam da escola, da instrução pública, do trabalho e do desenvolvimento da ciência. Foi com essa visão que sua companheira, a militante e pedagoga Nadejda Krupskaia, elaborou o primeiro programa de educação do Partido Comunista da Rússia, aprovado em 1919. Entre outras medidas, o programa estabeleceu a instrução gratuita e obrigatória para todas as crianças até os 16 anos; a criação de uma rede de instituições pré-escolares; e a garantia de alimentação, uniformes e materiais escolares a todos os alunos.


Nadejda Krupskaia - Instrução gratuita e obrigatória para todas as crianças até os 16 anos, com alimentação, uniformes e materiais escolares a todos os alunos.


A guerra terminou em 1921 com a vitória do Exército Vermelho e a sobrevivência do Estado socialista. A Rússia soviética, porém, estava em colapso. A produção agrícola e industrial havia diminuído, as principais cidades tinham se esvaziado, as minas estavam abandonadas e os transportes, desmantelados. 


A vitória do Exército Vermelho e a sobrevivência do Estado socialista.


Estima-se que a fome que devastou o país no inverno de 1921-1922 tenha causado a morte de aproximadamente 5 milhões de pessoas. Junto à má nutrição, doenças como tifo, cólera e tuberculose disseminaram rapidamente entre a população russa, que carecia de medicamentos e assistência médico-hospitalar.


Mulheres e crianças russas fazem fila para comprar alimentos em 1919, durante a guerra civil que devastou a economia russa.


A Nova Política Econômica

Terminada a guerra civil, em 1921, o governo precisou adotar medidas urgentes para reconstruir a economia russa. Para isso, o X Congresso do Partido Comunista da Rússia aprovou, no mesmo ano, a Nova Política Econômica, conhecida como NEP. 


Nova Política Econômica, conhecida como NEP. 


Entre as medidas fundamentais da NEP, estavam a formação de cooperativas nacionais, a autorização para pequenas e médias empresas privadas funcionarem no país e a permissão para os camponeses venderem seus produtos no mercado livre. As grandes indústrias, as comunicações, o sistema financeiro e os transportes continuaram controlados pelo Estado.


Medidas da NEP visava resgatar a recuperação da economia russa pós guerra civil.


A ideia da NEP era desenvolver aspectos capitalistas que evitassem a falência total da economia russa e salvassem o regime socialista recém estabelecido. Conta-se que Lênin justificou esse momento de incentivo a práticas capitalistas dizendo que era preciso dar “um passo atrás para, depois, dar dois à frente”. Partiu-se do pressuposto de que era necessário estimular uma produção excedente no campo para abastecer as cidades e possibilitar o crescimento industrial da Rússia soviética. Contudo, as medidas estabelecidas pela NEP não foram suficientes para impulsionar a economia russa, que apenas em 1926 atingiu os níveis de produção do período anterior à guerra.


NEP


O crescimento extraordinário da economia do país se deu a partir da década de 1930, impulsionado pelos chamados planos quinquenais. Com esses planos de metas, as áreas de metalurgia, siderurgia e produção energética se tornaram prioritárias para o Estado soviético. Grandes esforços levaram à alta produtividade nas indústrias de base e de bens de consumo. Naquela década, enquanto os países capitalistas sofriam os efeitos devastadores da crise de 1929, a Rússia, renomeada de União Soviética em 1922, apresentava taxas de crescimento nunca até então alcançadas pelas economias ocidentais.


Planos quinquenais.


Cartaz Guerra Civil.



Mapa mental Revolução Russa 1917 (fevereiro e outubro 1917).





Para revisar:


EXERCÍCIOS

00 - O que foi a Segunda Revolução Russa?

01 - Como se deu a direção política da Primeira Revolução Russa (de fevereiro de 1917)?

02 - Qual era a situação de boa parte da liderança bolchevique em fevereiro de 1917?

03 - O que é a Tese de Abril escrita por Lênin? O que essa tese determina?

04 - O que aconteceu na Rússia em outubro de 1917?

05 - A principal demanda do povo russo, em fevereiro de 1917, era que o novo governo de Kerensky (governo menchevique) tirasse a Rússia da Grande Guerra Mundial. O governo liberal de Alexander Kerensky fez isso?

06 - Quem assumiu o poder na Rússia após a Segunda Revolução Russa (outubro de 1917)?

07 - Informe duas primeiras ações do governo bolchevique:

08 - O que foi o Tratado de Brest - Litovsk?

09 - O novo governo realizou várias estatizações. Cite cinco exemplos de estatizações bolchevique:

10 - Os liberais russos não aceitaram pacificamente a revolução russa de outubro de 1917. O que ocorreu de violento na Rússia em 1918?

11 - Na Guerra Civil Russa (1918 - 1921), quem fazia parte
a) Exército branco:

b) Exército vermelho:

12 - Diante da Guerra Civil, Lênin implantou o Comunismo de Guerra. O que foi o Comunismo de Guerra?

13 - Por que o Comunismo de Guerra foi implantado?

14 - Informe feitos do governo bolchevique nas áreas abaixo
a) Educação

b) Leis trabalhistas

15 - Após a Guerra Civil, a Rússia estava destruída. O que foi a NEP? O que ela desejava?

16 - O que foram os Planos Quinquenais? Quais eram os seus objetivos?


FIM DOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO


AVALIAÇÃO REVOUÇÃO RUSSA (FEVEREIRO E OUTUBRO) 1917



Próxima aula

O ocidente após a Primeira Guerra Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia da liberdade - 30 anos do fim do Apartheid na África do Sul

 Dia da Liberdade - Comemoração de 30 anos do fim do Apartheid. África do Sul comemora o 30º aniversário do ‘Dia da Liberdade’ do Apartheid ...