Guerra Fria - A configuração geopolítica no mundo bipolar e as origens do conflito.
As origens do conflito
A Segunda Guerra Mundial destruiu definitivamente a ordem internacional existente no início do século XX, marcada pela hegemonia da Grã-Bretanha, França, Alemanha, Império Austro-Húngaro e Rússia. As antigas potências europeias caíram e, em seu lugar, o mundo assistiu à afirmação do poderio dos Estados Unidos e da União Soviética.
Em 1945, os principais líderes aliados reunidos nas conferências de Ialta (fevereiro) e Potsdam (julho-agosto) definiram a partilha do mundo em áreas de influência dos Estados Unidos e da União Soviética. Eles também estabeleceram a divisão da Alemanha e de sua capital, Berlim, em quatro zonas internacionais: francesa, britânica, soviética e estadunidense.
A aliança circunstancial que aproximou Estados Unidos e União Soviética durante a Segunda Guerra se desfez e se transformou em disputa aberta após 1945, período que ficou conhecido como Guerra Fria. O conflito recebeu esse nome porque a tensão entre essas superpotências nunca se concretizou em um enfrentamento direto entre elas.
EUA (capitalismo) e URSS (comunismo) disputa por áreas de influências.
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
A ofensiva dos Estados Unidos
Fonte: VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico: geral e Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. p. 149.
Crédito: CATHERINE ABUD SCOTTON
Os Estados Unidos saíram da Segunda Guerra fortalecidos: suas perdas humanas foram bem menores que as dos países europeus, sua economia cresceu e o país tinha o monopólio das armas nucleares. Esse cenário favorável ajudou o governo estadunidense a se voltar contra a União Soviética.
Em 1947, o então presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, fez um pronunciamento no Congresso em que se comprometia a auxiliar qualquer país na contenção do avanço comunista, lançando as bases da Doutrina Truman. No mesmo ano, o governo pôs em prática o Plano Marshall, por meio do qual os Estados Unidos concediam empréstimos a juros baixos aos países europeus ocidentais para auxiliá-los a reconstruir suas economias, devastadas pela guerra.
Doutrina Truman
Plano Marshall
A ofensiva seguinte foi a criação, em 1949, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que reunia os países da Europa Ocidental, os Estados Unidos e o Canadá em uma aliança militar permanente. O objetivo da organização era assegurar a defesa de seus membros contra a ameaça do avanço soviético.
OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte
A contraofensiva soviética
A União Soviética havia cumprido um papel decisivo na derrota nazista e chegou ao final do conflito devastada pelos combates travados contra os alemães na Frente Oriental. Em um primeiro momento, portanto, ela precisou dedicar prioridade absoluta à sua reconstrução.
Temendo que a aceitação dos recursos do Plano Marshall ameaçasse seus interesses na Europa Oriental, a União Soviética pressionou as democracias populares da região a recusarem a ajuda estadunidense. Assim, como uma resposta ao avanço capitalista, foi criado, em setembro de 1947, o Comitê de Informação dos Partidos Comunistas e Operários (Cominform), com a finalidade de coordenar e controlar ideologicamente as ações dos Partidos Comunistas da Europa Oriental.
Comitê de Informação dos Partidos Comunistas e Operários (Cominform)
Por meio do Cominform, os soviéticos finalmente ocupavam o seu posto, na ponta oposta à dos Estados Unidos, no mundo bipolarizado da Guerra Fria. Por isso, em razão da sucessão desses eventos — Doutrina Truman, Plano Marshall e Cominform —, muitos estudiosos tendem a definir 1947 como o marco inicial do conflito.
Em janeiro de 1949, a União Soviética criou o Conselho de Assistência Econômica Mútua (Comecon) como uma resposta ao Plano Marshall. O Conselho tinha por objetivo integrar as economias do bloco socialista, criando bases para um mercado comum entre as economias planificadas da Europa.
Conselho de Assistência Econômica Mútua (Comecon)
Em agosto de 1949, Stalin anunciava que os soviéticos também possuíam a arma nuclear. Em 1955, como resposta à criação da Otan, a União Soviética e os países da Europa Oriental formaram o Pacto de Varsóvia, a aliança militar do bloco soviético.
Pacto de Varsóvia (Vermelho)
Entre 1933 e 1945, os Estados Unidos investiram na ampliação de seu poder na América Latina. Assista ao vídeo que analisa os aspectos da política de boa vizinhança estadunidense.
https://www.youtube.com/watch?v=nIl-Q7J9uuY
https://www.youtube.com/watch?v=9zWQo0pvRAY
Manifestação contra a prisão do roteirista estadunidense Dalton Trumbo (segundo homem à esquerda, à frente). Foto de 1950. Ao se negar a depor na comissão presidida por Joseph McCarthy e delatar os colegas, Trumbo foi condenado a um ano de prisão. Ele e outros nove profissionais da indústria cinematográfica dos Estados Unidos foram integrados à “lista negra” de Hollywood.
Nenhum comentário:
Postar um comentário