Governo José Sarney (1985 - 1990)
Presidente José Sarney (Primeiro presidente civil desde 1964).
Link posse José Sarney
José Sarney, membro de uma das famílias mais ricas do Maranhão, é o político com a mais longa carreira política no Brasil.
Em abril de 1985, com a morte de Tancredo, José Sarney de Araújo Costa assume a presidência da república e terá de lidar com a hiperinflação e a recessão econômica instalada no Brasil.
Ao assumir a presidência, José Sarney logo tomou medidas para conter a inflação e retomar a ordem democrática no país. Entre elas, estava o Plano Cruzado. Esse plano previa o congelamento dos preços e dos aluguéis e reajustes automáticos dos salários sempre que a inflação atingisse 20%.
Plano Cruzado
O congelamento dos preços promoveu a elevação do poder de compra dos salários, o que gerou um grande aumento do consumo. Com isso, industriais e comerciantes começaram a boicotar o plano, deixando de abastecer as prateleiras dos supermercados ou cobrando um acréscimo no preço dos produtos. Tais medidas provocaram o retorno da inflação. No final do governo Sarney, os preços eram reajustados em 85% ao mês.
A Constituição da nova república
Um dos principais acontecimentos do governo Sarney foi a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar uma nova Constituição para o país.
As eleições para a Constituinte foram realizadas em 15 de novembro de 1986, junto à escolha de governadores e deputados estaduais. Porém, não houve uma eleição exclusiva para a formação da assembleia. O que ocorreu foi a concessão de poderes constituintes ao Congresso Nacional. Por isso, os parlamentares eleitos em 1986 foram os mesmos que elaborariam a nossa Carta Magna.
A Constituinte começou a trabalhar, efetivamente, no dia 1º de fevereiro de 1987. Houve grande participação popular, e o Congresso Nacional recebeu 122 emendas populares, acompanhadas de 12 milhões de assinaturas.
O novo texto constitucional foi aprovado em 5 de outubro de 1988 e introduziu grandes mudanças no Estado brasileiro, como o reconhecimento das liberdades individuais negadas aos cidadãos durante o regime militar, além da liberdade de expressão e de organização política.
A Constituição também reconheceu direitos de povos indígenas e quilombolas, bem como estabeleceu os crimes de tortura e de racismo como inafiançáveis e imprescritíveis. Acompanhe no infográfico das próximas páginas outras medidas estabelecidas na Constituição Cidadã.
Indígenas de várias etnias ocupam plenário da Câmara dos Deputados durante os trabalhos da Assembleia Constituinte, em Brasília, 1988.
Assembleia Nacional Constituinte e a Constituição de 1988
Em 1990, Sarney muda seu domicílio eleitoral para estado do Amapá, onde será eleito senador. Em 1995, foi eleito presidente do Senado pela primeira vez. Ora, em 1998 é reeleito senador pelo Amapá e, em 2003, foi novamente escolhido para dirigir o Senado Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário