terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Governo Figueiredo (1979 -1985)

 Governo Figueiredo (1979 - 1985)

Presidente João Baptista Figueiredo (1978 - 1985)  - Último presidente da ditadura militar.

O governo de Figueiredo foi caracterizado pelo processo de abertura lenta e gradual da política. Isto queria dizer que todo o transcurso foi controlado pelos militares.

O presidente João Baptista Figueiredo teve que lidar com um momento conturbado, pois a abertura política não foi bem recebida por grupos radicais de direita.

A vitória do MDB nas eleições, em 1978, começou a acelerar o processo de redemocratização. O general João Baptista Figueiredo decretou a Lei da Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos. Os militares de linha dura continuaram com a repressão clandestina. Cartas-bomba foram colocadas em órgãos da imprensa e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). No dia 30 de Abril de 1981, uma bomba explodiu durante um show no centro de convenções do Rio Centro (onde se realizava um evento em comemoração ao Dia do Trabalho). O atentado foi, provavelmente, promovido por militares de linha dura, embora até hoje nada tenha sido provado.


Atentado terrorista fracassado no Rio Centro - Dois militares da linha dura morreram neste ocorrido.

Em 1979, o governo aprovou a lei que restabeleceu o pluripartidarismo no país. Os partidos voltaram a funcionar dentro da normalidade. A ARENA mudou o nome e passou a ser PDS, enquanto o MDB passou a ser PMDB. Outros partidos foram criados, como: Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Na gestão de João Baptista Figueiredo, foi aprovado o projeto que garantia o voto direto para governadores e prefeitos, deputados e senadores, mas não para presidente.

Na economia, além das questões eminentes relacionadas à política interna, João Figueiredo precisou administrar a crise econômica do exaurido modelo adotado pelos governos militares. A crise do petróleo foi um dos principais obstáculos.

A fim de escapar da dependência externa no petróleo, o governo colocou em prática a segunda fase do Proálcool. Este consistia em buscar alternativas de combustíveis renováveis. Assim, o Brasil passou a ser o único país a ter carros movidos a álcool.

Da mesma forma, deu-se prosseguimento à construção das usinas nucleares em Angra dos Reis/RJ. Contudo, as obras foram progressivamente abandonadas devido à falta de recursos.

Instituiu o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), como um banco que daria créditos às empresas brasileiras e financiaria obras públicas.

De todas as maneiras, não conseguiu conter a alta de preços e o aumento do custo de vida que prejudicava a população mais carente. A inflação atingiu US$ 61 bilhões de dólares, em 1981 e o PIB estagnou.

Com a alta inflação e a paralisação da capacidade produtiva, os movimentos sociais ganharam força. Entre as principais mobilizações esteve a greve de 41 dias dos metalúrgicos da região do ABC (região metropolitana de São Paulo integrada pelos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano).

Lula discursando 1º maio de 1979

https://www.youtube.com/watch?v=k3MBXg3H-Sk

Os líderes do movimento foram presos, entre eles o sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda em 1981, foi criada a CUT (Central Única dos Trabalhadores).


Luiz Inácio Lula da Silva discursando para os grevistas do ABC

A participação popular nas eleições para o Congresso e para os governos dos Estados ocorreu em 1982 e, em 1984, ocorreu a campanha "Diretas Já", para escolha do presidente da República.

Diretas Já!

https://www.youtube.com/watch?v=EClqBpOl2JA

Diretas Já! (Emenda Dante de Oliveira)

Apesar da intensa campanha realizada pela população brasileira, a emenda não foi aprovada. Por isso, Tancredo Neves, chegou ao poder por eleições indiretas ocorridas em 1985.

Tancredo - A Travessia

Por sua parte, o general João Baptista Figueiredo se recusou a participar da sucessão e não entregou a faixa ao vice-presidente José Sarney (empossado devido à doença de Tancredo Neves).

Tancredo Neves (presidente civil eleito indiretamente) internado antes da pose. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A morte lhe cai bem (filme)

A morte lhe cai bem (filme) Análise do filme A Morte lhe Cai Bem (1992) e sua Aplicação no Ambiente Escolar   Sinopse e enredo:   Dirigido p...