quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Pré-história (NEJA)

A pré-história (VERSÃO NEJA)

A Pré-História é o período que antecede a invenção da escrita, abrangendo desde o surgimento dos primeiros hominídeos (origem humana), há cerca de 2,5 milhões de anos, até aproximadamente 4000 a 3.000 a.C. Esse longo período é dividido em três grandes fases: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Definição e duração da Pré-História

A Pré-História é caracterizada pela ausência de registros escritos, sendo estudada principalmente através de vestígios materiais como fósseis, ferramentas e pinturas rupestres. Esse período se estende por milhões de anos, desde o aparecimento dos primeiros seres humanos até o surgimento da escrita.

Principais períodos da Pré-História

Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): 

De cerca de 2,5 milhões de anos atrás até aproximadamente 10.000 / 8.000 a.C. Período onde vários utensílios foram criados a partir da técnica de lascar  pedras e ossos.

Neolítico (Idade da Pedra Polida):

De cerca de 8.000 a.C. até aproximadamente 4000 / 3.000 a.C. Período marcado pela construção de utensílios com a técnica de polir pedras, ossos e madeiras.

Idade dos Metais: 

De cerca de 4.000 a.C. até o início da história escrita. Período onde os primeiros objetos foram criados a partir da utilização de metais.

Realizações humanas no Paleolítico

Durante o Paleolítico, os seres humanos eram nômades (não possui moradia fixa) e viviam da caça, pesca e coleta de alimentos. As principais realizações desse período incluem:

Domínio do fogo: Permitindo cozinhar alimentos, aquecer-se e proteger-se de predadores.

Fabricação de ferramentas: Inicialmente, essas ferramentas eram construídas de pedra lascada, osso e madeira. Facas, punhais, lanças, arcos etc.

Arte rupestre: Pinturas e gravuras em cavernas que representam cenas de caça e rituais.

Feitos Humanos no Neolítico

O Neolítico marcou uma grande transformação na vida humana, com o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais. As principais realizações incluem:

Sedentarização (moradia fixa): Formação dos primeiros assentamentos permanentes.

Agricultura: Cultivo de cereais como trigo e cevada.

Domesticação de animais: Criação de gado e outros animais para alimentação e trabalho.

Criações da Idade dos Metais

Na Idade dos Metais, os seres humanos começaram a utilizar metais como cobre, bronze e ferro para fabricar ferramentas e armas. Isso levou a avanços significativos na tecnologia e na organização social:

Metalurgia: Desenvolvimento de técnicas para fundir e moldar metais.
Ferramentas e armas: Produção de instrumentos mais eficientes e duráveis.

Comércio: Expansão das trocas comerciais devido à produção de excedentes.

Legado e importância da Pré-História

A Pré-História deixou um legado duradouro para a humanidade.

As inovações tecnológicas e sociais desse período estabeleceram as bases para o desenvolvimento das civilizações posteriores. O domínio do fogo, a agricultura, a domesticação de animais e a metalurgia são apenas algumas das conquistas que moldaram o curso da história humana.

A importância da Pré-História reside na compreensão das origens e da evolução da humanidade, oferecendo insights valiosos sobre como nossos ancestrais viveram, se adaptaram e inovaram para sobreviver e prosperar.

Foto do quadro (aula 28/08/2024)

Assunto da próxima aula:
Origem da humanidade (Teses que explicam a origem humana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avaliação NEJA 1 Mesopotâmia

Avaliação 01 - Mesopotâmia  Principais características da Mesopotâmia  Abaixo, veja o quadro da aula, com as perguntas da avaliação. ...