quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Emancipação política do Brasil (Independência do Brasil)

A "Independência" do Brasil (emancipação política do Brasil junto à Portugal).

A emancipação política do Brasil foi o processo histórico de separação entre o Brasil e Portugal que se intensificou em 7 de setembro de 1822 com a declaração de Independência. Neste dia, D. Pedro I proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, dando um grande passo no processo de descolonização do Brasil e projetando o território como uma futura nação independente. A independência foi o resultado de um longo processo libertário que teve como fatores causadores a crise do sistema colonial, as ideias iluministas, a Era Napoleônica e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola.

A Guerra da Independência do Brasil foi um conflito que ocorreu entre 1822 e 1824 contra as províncias que decidiram permanecer leais a Portugal. As batalhas ocorreram em várias províncias, incluindo Maranhão, Piauí, Grão-Pará, Cisplatina e Bahia

Algumas das batalhas mais importantes da Guerra da Independência do Brasil foram: 

- A Guerra da Independência na Bahia foi um movimento que começou em 19 de fevereiro de 1822 e terminou em 2 de julho de 1823, quando a província da Bahia se juntou à unidade nacional brasileira. A guerra foi motivada pelo sentimento emancipador do povo da Bahia, que estava insatisfeito com o domínio português. Os conflitos começaram antes mesmo da declaração da independência do Brasil, em fevereiro de 1822 e incluíram duas batalhas importantes: a batalha do Pirajá, em novembro de 1822, e a batalha da Ilha de Itaparica, em janeiro de 1823. A independência da Bahia se concretizou quando Salvador foi conquistada pelos colonos defensores da independência, em 2 de julho de 1823. 


- Batalha de 4 de maio de 1823: Esta batalha ocorreu em mar aberto perto de Salvador, Bahia, com a Marinha Imperial liderada por Thomas Cochrane. Apesar da derrota militar e da pressão diplomática exercida pelo Reino Unido, Portugal só reconheceu a independência do Brasil em 29 de agosto de 1825, com a assinatura do Tratado de Amizade e Aliança entre Brasil e Portugal.


- Batalha do Jenipapo: considerada um dos conflitos mais sangrentos da história da Independência brasileira, esta batalha ocorreu no dia 13 de março de 1823. Os rebeldes, armados com espingardas, facões, machados, foices, paus e pedras, enfrentaram os bem armados soldados de Fidié. Em poucas horas de embate, entre 200 e 400 brasileiros foram mortos, mas os rebeldes conseguiram debandar, levando os suprimentos portugueses. 

Reconhecimento da independência e indenização para Portugal 

O Tratado de Paz, Amizade e Aliança, também conhecido como Tratado do Rio de Janeiro, foi assinado em 29 de agosto de 1825 entre o Império do Brasil e o Reino de Portugal. O tratado reconheceu a independência do Brasil e formalizou o fim da Guerra da Independência. O tratado também objetivava conciliar e unir os dois países numa aliança perpétua. Segundo o acordo, o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avaliação NEJA 1 Mesopotâmia

Avaliação 01 - Mesopotâmia  Principais características da Mesopotâmia  Abaixo, veja o quadro da aula, com as perguntas da avaliação. ...