quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Intentona bolsonarista (tentativa de golpe de Estado Brasília 08 de janeiro 2023)

 Intentona bolsonarista



Vídeo sobre a Intentona Bolsonarista


O que foi a Intentona Bolsonarista?


Ações terroristas e antidemocrático do 08 de janeiro de 2023



Os ataques ou atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, também chamados de Intentona Bolsonarista ou simplesmente de 8 de Janeiro, foram uma série de ações terrorista, antidemocrático, com vários exemplos de vandalismos, invasões e depredações do patrimônio público em Brasília cometidos por uma multidão de bolsonaristas extremistas que invadiu edifícios do governo federal com o objetivo de instigar um golpe militar contra o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva para restabelecer Jair Bolsonaro como presidente do Brasil.


O radicalismo político e os resultados de fake news na criação de motivos


Os golpistas, seguidores extremistas de direita, alegavam  que ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro teria sido prejudicado por "fraude eleitoral" depois de perder para Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições brasileiras de 2022. Faziam essas acusações, porém sem nenhuma prova concreta. Criticavam o uso das urnas eletrônicas, devido uma possível fragilidade, porém mesma urna e processo eleitoral que elegeu Bolsonaro presidente em 2018.


Além de não existir provas de fraude eleitoral, a alegação não tem lógica, pois o mesmo processo eleitoral (a mesma urna eletrônica) elegeu vários bolsonaristas para a Câmara, para o Senado e vários governadores. 





Exemplos de bolsonaristas eleitos em 2022 pelas urnas eletrônicas:

- Eduardo e Flávio Bolsonaro (Filhos);

- Tarcísio de Freitas (governador de SP);

- Cláudio Castro (governador do RJ);

- Romeu Zema (governador MG);

- Hamilton Mourão (vice de Bolsonaro eleito senador);

- Damares Alves (ministra de Bolsonaro eleita senadora);

- Entre outros...


Documentário BBC | 8 de Janeiro: o dia que abalou o Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=MxciQQRUMNk


Abaixo vídeo da reunião presidencial que Bolsonaro afirma a necessidade de impantar um golpe prevendo a sua derrota nas urnas:



Dia 09/02/2024 o juiz Alexandre de Moraes do STF quebrou o sigilo da reunião do governo onde o presidente Bolsonaro conversa com os seus ministros a necessidade de golpe, pois já prevê a sua derrota nas urnas para Lula.


Ao longo do processo eleitoral de 2022, o Partido Liberal, partido de Bolsonaro, tentou diversas vezes descredibilizar a segurança da urna eletrônica por meio de denúncias e fake news. Depois de vários testes e divulgações desses resultados, ficou comprovado que as denúncias eram falsa. O TSE multou em R$ 22,9 milhões o PL por litigância de má-fé Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta quinta-feira (15), a condenação do Partido Liberal (PL) ao pagamento de multa de R$ 22.991.544,60 por litigância de má-fé (propagação de fake news contra o processo eleitoral).


8/1 A DEMOCRACIA RESISTE DOCUMENTÁRIO | GLOBONEWS

https://www.youtube.com/watch?v=Itk78Bab6D0


Objetivos da ação



Prevendo derrota nas urnas, Bolsonaro tento unir e mobilizar forças para evitar a vitória de Lula e tomar o poder.


Desestabilizar o novo governo eleito democraticamente, a tentativa de atrair a participação de militares das Forças Armadas do país na implantação do golpe, instigar um golpe militar contra o governo Lula, restabelecer Jair Bolsonaro como presidente do Brasil entre outros objetivos da intentona.



O governo bolsonaro utilizou a Agência Brasileira de Inteligência ABIN para monitorar e investigar os adversário políticos de Bolsonaro. 



ABIN paralela

https://veja.abril.com.br/brasil/escandalo-da-abin-paralela-abre-crise-e-expoe-atuacao-nebulosa-da-agencia


O show de horrores ao vivo 


Brasília 08 de janeiro de 2023 - Vandalismo, barbarie e tentativa de golpe de Estado



TV Senado - 08 de janeiro: um ataque à democracia do Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=1LNI4u2_ajo


O dia 08 de janeiro de 2023 foi marcado pela tentativa de golpe de Estado, "protestos", desobediência civil, baderna,  invasão de prédios públicos em Brasília, motim, saques, vandalismo, intimidação, ataques contra prédios públicos e contra o patrimônio nacional.



Invasor do STF evacua dentro de gabinete durante invasão em Brasília


Como se deu a Intentona?



Ataque bolsonarista aos prédios públicos


Por volta das 13 horas, no horário de Brasília, cerca de 4 mil bolsonaristas radicais saíram do Quartel-General do Exército e marcharam em direção à Praça dos Três Poderes, entrando em conflito com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) na Esplanada dos Ministérios. Antes das 15 horas, a multidão rompeu a barreira de segurança estabelecida por forças da ordem e ocupou a rampa e a laje de cobertura do Palácio do Congresso Nacional, enquanto parte do grupo conseguiu invadir e vandalizar o Congresso, o Palácio do Planalto e o Palácio do Supremo Tribunal Federal. Lula e Bolsonaro não estavam em Brasília no momento das invasões. O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que os acontecimentos foram atos de terrorismo.



Invasão bolsonarista em 08 janeiro de 2023


Cerca de 400 pessoas foram detidas no dia das invasões e outras 1,2 mil foram detidas no acampamento de manifestantes em frente ao QG do Exército no dia seguinte às depredações. Até março de 2023, 2 182 pessoas haviam sido presas por participarem ou terem envolvimento nos ataques. Logo após os eventos, o governador Ibaneis Rocha exonerou o secretário de segurança pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, que estava em Orlando, nos Estados Unidos, no dia das invasões. Após os ataques, o presidente Lula assinou um decreto autorizando uma intervenção federal no Distrito Federal, que durou até o dia 31 de janeiro. Posteriormente, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou o afastamento de Ibaneis pelo prazo inicial de 90 dias, decisão revogada em 15 de março.


Resultados da tentativa de golpe


Ataque aos militares que faziam a proteção dos prédios públicos e aqueles que tentavam impedir a invasão da massa;

Destruição parcial dos prédios públicos;

Destruição e roubo de obras de arte presentes nos edifícios;

Prisão massiva de suspeitos de terem participado juntamente com a identificação de foragidos;

Intervenção federal no Distrito Federal até 31 de janeiro de 2023;

Afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, até 15 de março pelo Supremo Tribunal Federal.


Influências (foi baseada em)


Muitos analistas compararam o evento com a invasão do Capitólio dos Estados Unidos em 2021 por apoiadores de Donald Trump, que se recusava a aceitar a sua derrota nas eleições. Outra comparação faz alusão à Intentona Integralista de 1938 pela semelhança das tentativas de golpe de Estado fracassadas por um grupo de extrema direita da época.


Reação imediata dos democratas


Diversos movimentos sociais convocaram a realização de atos de repúdio à invasão e em defesa da democracia, se realizaram no dia 9 de janeiro em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belo Horizonte e outras cidades, reunindo milhares de pessoas.


No dia 11 de janeiro de 2023, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou que 1.418 pessoas haviam sido presas pelos ataques e encaminhadas ao Complexo Penitenciário da Papuda e à penitenciária feminina da Colmeia. Do total de presos, 222 foram detidos na Praça dos Três Poderes e 1.196 estavam no acampamento montado no Quartel-General do Exército. Por questões humanitárias, 599 pessoas foram liberadas sem a necessidade de prestar depoimento, entre elas, idosos, pessoas em situação de rua, com problemas de saúde e mães acompanhadas de crianças. O Supremo Tribunal Federal (STF) criou uma força-tarefa para realizar as audiências, que serão feitas por juízes federais e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e remetidas ao ministro Alexandre de Moraes, a quem caberá decidir sobre a manutenção das prisões. Mais cedo, a Defensoria Pública da União (DPU) defendeu a libertação de pessoas hipervulneráveis e a substituição da prisão por medidas cautelares, como proibição de saída dos estados de origem, de frequentar quartéis e unidades militares, de utilizar redes sociais e de manter contato com outros manifestantes que não sejam parentes.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criticando a falta de ação de alguns setores do governo do Distrito Federal, decretou intervenção federal no Distrito Federal, até o dia 31 de janeiro de 2023, sob fundamento constitucional de pôr termo a grave comprometimento da ordem pública.


A intervenção federal no Distrito Federal em 2023 foi a decisão do Governo Federal do Brasil de intervir na autonomia do Distrito Federal diante das invasões na Praça dos Três Poderes.


Foi nomeado como interventor o secretário-executivo do Ministério da Justiça Ricardo Garcia Cappelli, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes.[164][165] A intervenção tirou o poder do governo do Distrito Federal sobre a área da segurança pública, e durou até 31 de janeiro.


A Câmara dos Deputados aprovou o decreto no dia seguinte de sua instituição em votação simbólica, com os partidos PL e NOVO liberando suas bancadas.[168] O texto foi aprovado pelo Senado Federal no dia 10 de Janeiro de 2023.


Se reunidas as evidências necessárias, os envolvidos poderão ser enquadrados em um ou mais crimes, incluindo: prevaricação (para autoridades e servidores encarregados da segurança pública); desobediência (para autoridades e servidores encarregados da segurança pública); crimes contra a democracia, incluindo tentativa de deposição de governo legitimamente constituído e tentativa de abolição violenta do Estado de Direito; terrorismo; associação criminosa; incitação pública para cometimento de crime; dano ao patrimônio alheio; dano ao patrimônio público; dano ao patrimônio histórico e artístico, e ofensa à integridade corporal ou à saúde de outrem. Pessoas que não estavam presentes mas participaram organizando, financiando, instigando e colaborando para os ataques de outras formas, havendo comprovação de uma contribuição causal, também serão enquadradas nos mesmos crimes. Em caso de condenação por mais de um crime as penas podem ser somadas e chegar a 30 anos de prisão.



Analise William Waack sobre o processo de golpe e as investigações até o dia 09 fevereiro de 2024



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia da liberdade - 30 anos do fim do Apartheid na África do Sul

 Dia da Liberdade - Comemoração de 30 anos do fim do Apartheid. África do Sul comemora o 30º aniversário do ‘Dia da Liberdade’ do Apartheid ...