sábado, 20 de maio de 2023

Independência na América espanhola (aula 02) - Os primeiros levantes.

Independência na América espanhola (aula 02) - Os primeiros levantes.


Os primeiros levantes

No final do século XVIII, as condições de vida das pessoas pobres na América espanhola eram precárias, e grande parte da população era obrigada a realizar trabalhos pesados nas lavouras e nas minas para se sustentar. Nesse contexto, surgiram diversas manifestações populares de insatisfação contra o governo espanhol, nas quais reivindicavam-se melhores condições  de vida. Essas manifestações, promovidas essencialmente por indígenas e mestiços, tinham um caráter mais social do que político, e foram duramente reprimidas pelas tropas espanholas.



Boa parte dos indígenas e mestiços viviam na pobreza e eram explorados pelas elites. Esse contexto foi favorável para o surgimento de movimentos sociais populares que objetivavam melhorias nas condições de vida.


Além da desigualdade social (estudada na aula 01 deste assunto, a América espanhola vivia um outro problema, a exclusão social. O que é a exclusão social?

A OPS define exclusão social como um processo estrutural, multidimensional, que envolve a falta de recursos e oportunidades e a falta de pertencimento como um produto da ruptura dos laços sociais que permitem que os indivíduos integrem uma rede social (OPS, 2003).



Exclusão social

Grupos como africanos escravizados, indígenas e mestiços eram vítimas desse processo de exclusão social na América espanhola.

Em 1780, um movimento popular liderado pelo indígena José Gabriel Nogueira, mais conhecido como Tupac Amaru II (1742 - 1781) repercutiu em diversas regiões do Vice-reino do Peru. Ele se dizia descendente de Tupac Amaru I (c. 1545 - 1572), o último soberano inca a enfrentar os conquistadores espanhóis, ainda no século XVI. Por esse motivo, a figura do líder indígena vinha inspirando movimentos em várias regiões da América espanhola contra a dominação metropolitana.


 O indígena José Gabriel Nogueira, mais conhecido como Tupac Amaru II (1742 - 1781).

Liderados por Tupac Amaru II, os revolucionários atacaram os corregidores*, saquearam os obrajes** e ocuparam aldeias. No início, esse levante popular teve a participação de alguns criollos que estavam insatisfeitos com o governo espanhol, principalmente por causa do aumento de impostos.

* Corregidores: chefes políticos locais

** Obrajes: oficinas têxteis que exploravam a mão de obra indígena.

Muitos desses criollos, porém, assustados com a radicalização do movimento de independência, decidiram apoiar a Coroa espanhola no combate ao levante, buscando com isso, preservar seus interesses e privilégios. Após vários conflitos, o movimento se desintegrou e seus líderes, incluindo Tupac Amaru II, foram executados.

 

Tupac Amaru II foi executado


> No contexto dos movimentos da História política, geralmente a elite é conservadora, pois, de maneira egoísta e sem noção unidade, tenta conservar os seus interesses e privilégios. Chapetones e criollos eram indiferentes as desigualdades sociais, exclusão social, pobreza, fome, violência, exploração e outras mazelas nitidamente observadas até os dias de hoje.

> As ideias progressistas (de mudanças) são mais comuns nas camadas mais baixas, em pessoas que não foram alienadas pelo sistema dominante e se incomodam com as desigualdades e injustiças sociais existentes a sua volta.


A participação das elites

À medida que o Estado espanhol se mostrava em franca decadência e os levantes das camadas populares tornavam-se mais frequentes e mais intensos, as elites coloniais passaram então a apoiar a independência de suas colônias como forma de proteger os seus interesses políticos e econômicos. Apesar de lutarem pela liberdade política e econômica das colônias, os membros das elites criollas procuravam manter a estrutura social vigente, ou seja, mesmo com a independência, o objetivo era manter a desigualdade social, a exclusão e as injustiças.

> a elite se aproveitou:

- enfraquecimento da Espanha, após as invasões francesas;

- insatisfação popular, a indignação de parte dos integrantes das classes mais baixas (indígenas e mestiços) que iniciaram os primeiros levantes;

- oportunidade de manter os seus privilégios e aumentar o poder local;

- os ideais iluministas (igualdade, liberdade e fraternidade);

- os exemplos práticos obtidos com as Revoluções Americanas e Francesa  (exemplos de lutas contra o absolutismo monárquico e o mercantilismo).

> A elite não queria a independência para a melhoria de vida de todos os cidadão, mas sim, para conservar os privilégios já existentes e ampliação dos seus poderes após a queda do poder metropolitano.

A partir de 1810, iniciaram as insurreições pela independência das colônias, primeiramente nas capitanias da Venezuela  e do Chile e nos Vice-reinos do Rio da Prata (que hoje correspondem aos atuais territórios do Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia). Dos líderes que comandavam os movimentos de independência, dois se destacaram: San Martín (c. 1778 - 1850) e Simón Bolívar (1783 - 1830).


San Martín e as independências



Simon Bolívar e a paz continental



O "bolivarianismo"





Exercícios

01 - No final do século XVIII, como eram as condições de vida das pessoas pobres na América espanhola? Explique:

02 - Em qual contexto, surgiram diversas manifestações populares de insatisfação contra o governo espanhol?

03 - O que as manifestações populares de insatisfação contra o governo espanhol reivindicavam?

04 - O que é exclusão social?

05 - Na sua opinião, hoje ainda existe exclusão social? Justifique a sua resposta:

06 - Na sociedade colonial da América espanhola, quais eram os grupos mais excluídos?

07 - Quem foi Tupac Amaru II?

08 - Liderados por Tupac Amaru II, os revolucionários fizeram:

09 - No contexto histórico da revolta de Tupac Amaru II, como foi a atuação dos criollos?

10 - Informe as principais diferenças entre progressistas (revolucionários) e conservadores:

11 - Como foi o final da Revolta de Tupac Amaru II?

12 - Cite cinco fatores que justificam a participação das elites no processo de independência da América espanhola:

13 - A partir de 1810, quais foram as regiões que iniciaram as insurreições pela independência das colônias?

14 - Informe o nome de dois líderes do processo de independência da América espanhola:


FIM


Próxima aula

A independência do México

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