sexta-feira, 19 de maio de 2023

Emancipação política América espanhola (As independências na América espanhola) - Parte 01

Processo de emancipação política na América espanhola - Parte 01


Motivos que levaram ao processo de emancipação política na América espanhola:

* O processo de colonização de exploração e a escravidão utilizada como modelo de mão-de-obra;
* Insatisfação popular, desde a elite local (os criollos), até os grupos mais pobres (negros e indígenas);
* Enfraquecimento metropolitano devido a invasão napoleônica;
* Os princípios iluministas que eram difundidos nas colônias;
* Acontecimentos que ocorreram baseados nos ideais iluministas, fatos que mostraram que o iluminismo poderia vencer a sociedade do Antigo Regime e o Absolutismo Monárquico, tais como a Revolução Americana e Francesa;
* A intensa desigualdade social e a exclusão social existente na sociedade colonial da América espanhola.


Insatisfação nas colônias espanholas nas Américas 


Entre os anos de 1807 e 1808, Napoleão Bonaparte invadiu a Península Ibérica com o objetivo de efetivar o Bloqueio Continental e impedir que Portugal continuasse  a manter relações comerciais com a Inglaterra.

Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte.

Nessa ocasião, o rei espanhol, Fernando VII (1784 - 1833), foi deposto, preso e levado para o exílio na França.


Rei espanhol Fernando VII deposto com a invasão francesa na Europa.

A Coroa espanhola ficou sob intervenção francesa, e por isso teve que entrar na guerra contra os ingleses, ao lada da França. 



A França Napoleônica invadiu a Espanha destronou o rei e obrigou o país a lutar contra os ingleses.

Como a Inglaterra possuía a maior frota de navios da época, ele conseguiu fazer um bloqueio naval ao continente e, com isso, a Espanha acabou ficando isolada de suas colônias na América.


A Inglaterra, com a maior frota naval da época, ela que acabou impondo um bloqueio, isolando a Espanha de suas colônias.

Para contornar o bloqueio naval inglês, a Espanha se viu obrigada a liberar o comércio de suas colônias com os países não envolvidos nas guerras napoleônicas.

Nessa época, a Espanha não possuía navios suficientes para fazer a fiscalização de todo o litoral de suas colônias, dessa forma, os colonos conseguiam comercializar com os outros Estados europeus, contrariando o exclusivo comercial*, característico do colonialismo mercantilista. 

Nas colonias espaholas da América, as notícias da queda do rei e da maior liberdade para comercializar, fizeram aumentar o desejo dos colonos de lutar por sua independência.

* Exclusivo comercial: prática mercantilista que garantia a uma metrópole o monopólio comercial de suas colônias.


Nesse contexto, o comércio entre as colônias espanholas foi liberado gradativamente. O aumento da circulação de mercadorias entre colônias proporcionou mais lucros para os comerciantes locais, em que em sua maioria eram criollos*, transformando as relações nas colônias e impulsionando o desejo e a busca por liberdade política e econômica.

* Criollos: descendentes de espanhóis nascidos na América.


Sociedade colonial da América Espanhola (parte da América pertencente à Espanha)

O enriquecimento das elites criollas não veio acompanhado de maior participação política. Os cargos mais importantes, como os de vice-rei, capitão-geral e arcebispo, continuaram sendo ocupados apenas pelos os homens nascidos na Espanha (Chapetones). A insatisfação dos criollos com essa situação aumentou no fim do século XVIII, quando a Espanha, envolvida em guerras na Europa, aumentou a cobrança de impostos dos colonos. As elites coloniais, então, organizaram-se em juntas governamentais que, a princípio, apenas resistiram à dominação francesa, tentando ampliar sua relativa autonomia política.


Os criollos se enriqueceram, porém não tiveram aumento de participação política, isso gerou insatisfação do grupo.



Os "cabildos", ou conselhos municipais, eram a unidade fundamental do governo local na América espanhola colonial. Era a instância responsável pelos aspectos mais ordinários do governo municipal, como policiamento, impostos e a administração da Justiça. Os cabildos se tornaram juntas governamentais que lutaram contra as forças napoleônicas, visando ampliar o seu poder político.


Entretanto, após a derrota de Napoleão para os ingleses, a situação da Espanha começa a retornar como era antes. Com o retorno de Fernando VII ao trono espanhol, em 1814, a política absolutista e repressora voltou a vigorar, fazendo com que o sentimento separatista adquirisse ainda mais força na América espanhola.


O rei Fernando VII de Espanha retorna ao trono em 1814.


Antes da realização do Congresso de Viena, o Imperador russo Alexandre I propôs a criação da Santa Aliança. Esta seria formada pela Prússia, Áustria e Rússia. Posteriormente, a Grã-Bretanha seria incorporada. Por isso, ficou decidido que estas quatro nações seriam as responsáveis pelas decisões sobre o futuro dos territórios que haviam sido conquistados por Napoleão Bonaparte.



O Congresso de Viena ocorreu entre 11 de novembro de 1814 e 9 de junho de 1815 e reorganizou a Europa após as guerras napoleônicas.



O quadro Os fuzilamentos do Três de Maio, do artista espanhol Francisco Goya (1746 - 1828), representa espanhóis, que tentaram resistir à invasão das tropas de Napoleão Bonaparte, sendo fuzilados.

Influência europeias e norte americanas

No final do século XVIII, à medida que os princípios iluministas eram difundidos nas colônias espanholas, o ideal de independência dos colonos ia se fortalecendo. De acordo com o Iluminismo, o Absolutismo  era um sistema político-econômico ultrapassado, a intervenção do Estado na economia era prejudicial e as liberdades individuais deveriam ser garantidas. Essas criticas foram bem recebidas pelos colonos americanos, principalmente os criollos.


O que é iluminismo?

O absolutismo monárquico e o mercantilismo eram vistos como obsoleto pelos iluministas.

Por outro lado, a Revolução Francesa (1789 - 1799), que pregou os ideais iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade, também influenciou no processo de independência das colônias espanholas e da colônias portuguesa na América (Brasil). Além disso, a Revolução Americana representava um exemplo bem-sucedido de revolução liberal contra o domínio metropolitano (domínio do conquistador), além de criar um precedente animador para os colonos espanhóis, pois, se a poderosa e industrial Inglaterra havia perdido suas colônias da América do Norte, o mesmo poderia acontecer com a Espanha, cujo poder econômico e militar estava em franca decadência. 

Ideais iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade defendidos pela Revolução Francesa.



Se as 13 colônias britânicas na América do Norte (atual EUA) conseguiram se libertar da poderosa Inglaterra, por que eles não conseguiriam? Esse era o pensamento de boa parte dos colonos da América Espanhola.


A sociedade colonial

Os grupos sociais na América Espanhola

A sociedade da América espanhola era formada por diferentes grupos, entre eles, os chapetones, os criollos, os mestiços, os indígenas e os escravos africanos.


Chapetones

Eram espanhóis que viviam na América e intermediavam o comércio entre colônias espanholas e a metrópoles. Eles eram responsáveis tanto pela importação de produtos europeus quanto pela exportação da produção colonial para a Europa. Além disso, ocupavam os cargos administrativos mais importantes nas colônias espanholas.

- eram personagens principais no processo de colonização de exploração e do funcionamento do Exclusivo Comercial.

Criollos

Eram os descendentes de espanhóis nascidos na América espanhola. Eram geralmente, grandes proprietários rurais, comerciantes e exploradores de minas. Juntamente com os chapetones, os criollos constituíam a elite colonial.

- filhos de espanhóis, por não terem nascido na Espanha, possuíam posição no segundo escalão da sociedade. Eram ricos, porém com menos privilégios que os chapetones (os espanhóis).

Mestiços

Eram filhos de mães indígenas e país espanhóis. No decorrer do período colonial, esse grupo cresceu e causou preocupação à Coroa espanhola, que temia revoltas sociais. Os mestiços exerciam trabalhos ligados, principalmente, ao artesanato e ao pequeno comércio.

Indígenas

Eram os nativos, os povos originários, constituíam a maior parte da população colonial. Os colonizadores espanhóis, para garantir seu lucro, obrigavam os indígenas a trabalhar nas minas e nas fazendas em troca de uma baixíssima remuneração. O pesado regime de trabalho imposto às populações indígenas e as doenças trazidas pelos europeus fizeram com que o número de nativos diminuísse muito logo nos primeiros anos após a conquista.

- Povos originários que eram explorados pela elite colonizadoras com péssimas condições de trabalho e baixíssima remuneração, ou seja, um trabalho análogo a escravidão.

Escravos africanos

Mão de obra africana, escravizada, que também foi utilizada nas colônias espanholas. Os escravos africanos trabalhavam como construtores, carregadores de mercadorias e prestadores de serviços domésticos. Nas Antilhas, os africanos trabalhavam, principalmente, nas lavouras de cana-de-açúcar. 



Sociedade colonial na América espanhola



Essa tela, intitulada A Catedral e a Praça Maior de Lima, foi pintada por Rugendas em 1843. Nela estão representados os principais grupos sociais da América espanhola: chapetones, criollos, mestiços, indígenas e escravos de origem africana.


Quadro da aula motivos que levaram ao processo independência da América espanhola.


Exercícios

01 - Informe seis motivos que levaram ao processo de emancipação política na América espanhola:

02 - Napoleão Bonaparte invadiu a Espanha entre os anos de 1807 e 1808, qual era o seu principal objetivo?

03 - O que foi o Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte? Qual era os seu principal objetivo? 

04 - Com a invasão Napoleônica ocorrida na Espanha, o que aconteceu com o rei espanhol Fernando VII?

05 - A Coroa espanhola ficou sob intervenção francesa, e por isso teve que entrar na guerra contra os ingleses, ao lado da França. Quais foram as consequências que a Espanha teve?

06 - O que fez a Espanha para poder contornar o bloqueio naval inglês?

07 - O que era o Exclusivo Comercial? 

08 - Por que o bloqueio continental inglês foi bom para os criollos e mestiços?

09 - Por que os criollos não eram totalmente satisfeitos no contexto do início do século XIX, ou seja, insatisfeitos mesmo após o enriquecimento obtido com a flexibilização do Exclusivo Comercial? Informe dois fatores:

10 - O que aconteceu com a volta do rei Fernando VII ao trono espanhol?

11 - Como o ideal iluminista contribuiu para a emancipação política na América espanhola?

12 - Como a Revolução Francesa e a Revolução Americana influenciaram na independência política da América espanhola?

13 - Defina:

a) Chapetones:

b) Criollos:

c) Mestiços:

d) Indígenas:

e) Escravizados africanos:


Próxima aula:

As independências na América espanhola - Os primeiros levantes populares (aula 02)



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