quinta-feira, 25 de maio de 2023

Gabarito Navegações portuguesas

 01 - O que foi a Reconquista cristã?

A Reconquista é o processo histórico ao longo do qual os reinos cristãos da Península Ibérica procuraram reconquistar a região durante o período de al-Andalus. Tal processo decorreu entre 718 ou 722 (data provável da Batalha de Covadonga, liderada por Pelágio das Astúrias) e 1492, com a conquista do Emirado de Granada pelos reinos cristãos.

02 - Cite pontos positivos ocorridos por causa do  longo contato entre cristãos e árabes:

O longo contato entre cristãos e árabes na Península Ibérica, na Sicília e no comércio realizado nos vários portos do Mediterrâneo permitiu uma intensa troca de costumes e conhecimentos entre eles.

03 - O que é cartografia?

Cartografia é o estudo da representação da realidade de forma gráfica. Essa ciência estuda, analisa e produz mapas, plantas, gráficos e tabelas de uma determinada localidade. 

04 - O que é o Humanismo?

O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.

05 - O que é um portulano?

Carta de navegar usada na Antiguidade . 2. Livro que contém indicações técnicas dos portos, das costas e das correntes.

06 - Quem dominava o comércio entre ocidente e oriente pelo Mar Mediterrâneo?

Os italianos

07 - O que o governo português fez para auxiliar no desenvolvimento do conhecimento e na melhoria da navegação?

O governo português patrocinou o trabalho do importante cartógrafo catalão Jaime de Maiorca, o que representou um marco no desenvolvimento da cartografia portuguesa. No século seguinte, com o auxílio de astrônomos e matemáticos, cartógrafos portugueses produziram centenas de novos mapas.

08 -  A centralização monárquica de Portugal se iniciou no século XII, com as guerras de Reconquista. Nos séculos seguintes a economia portuguesa prosperou. Informe atividades econômicas beneficiadas com a formação do Estado Nacional Português:

A centralização monárquica de Portugal se iniciou no século XII, com as guerras de Reconquista. Nos séculos seguintes, a pesca, a agricultura e a produção artesanal foram incrementadas pelo desenvolvimento do comércio, especialmente o marítimo.

09 -  Por que a posição geográfica de Portugal foi importante para o pioneirismo português nas Grandes Navegações?

Devido à posição geográfica de Portugal, os portos de Lisboa e da cidade do Porto tornaram-se importantes centros comerciais. Essas atividades renderam altos lucros aos comerciantes e à Coroa portuguesa e propiciaram o aperfeiçoamento das técnicas de navegação. 

10 - O que foi a Revolução de Avis (1383-1385)? Por que ela foi importante para as Grandes Navegações portuguesas?

A Revolução de Avis, também conhecida como Crise de 1383, refere-se à sucessão de eventos e conflitos que aconteceram em Portugal e que resultaram no fim da Dinastia Afonsina e no começo da Dinastia de Avis. Essa revolução resultou na coroação de João, Mestre de Avis, como D. João I e rei de Portugal no ano de 1385. A Revolução de Avis foi crucial para a história de Portugal, pois inaugurou uma dinastia que estabilizou a sucessão dinástica do país durante os dois séculos seguintes, consolidando a monarquia portuguesa. Foi importante também porque estabeleceu a independência de Portugal e colocou fim às constantes ameaças que o país sofria do Reino de Castela.

11 - Por que a burguesia portuguesa se beneficiou com a Revolução de Avis?

A burguesia portuguesa prosperou. Os reis da dinastia de Avis investiram no desenvolvimento comercial de Portugal com o apoio da burguesia que havia participado da revolução. O desenvolvimento da burguesia portuguesa, bem como a estabilidade política alcançada após o final do século XIV, permitiram que o país fosse o pioneiro no processo de expansão marítima iniciado no século XV.

12 - No contexto das Grande Navegações Portuguesas, qual foi a primeira conquista portuguesa? Por que esse local era importante?

Ceuta

13 - Após conquistar Ceuta, os portugueses continuaram a contornar o litoral africano (Périplo africano) e a explorar o Oceano Atlântico. Como Portugal conseguiu recursos para continuar conquistando novos territórios?

Os portugueses continuaram a contornar o litoral africano (Périplo africano) e a explorar o Oceano Atlântico. Em algumas regiões, instalaram feitorias e iniciaram a colonização dessas terras. Em 1419, por exemplo, ocuparam a Ilha da Madeira e, em 1427, os Açores.


14 - O que é (relembre a explicação do professor):


a) Feitorias:

Era um dos postos avançados do império colonial português, representando ao mesmo tempo os interesses político-militares da Coroa e os interesses comerciais da nação. Muito comumente era conhecida como Feitoria da Fazenda Real.

b) Colonização

Colonização é o processo pelo qual os seres humanos ocuparam novos territórios pelo mundo. Uma colonização pode ter como objetivo a habitação ou a exploração de recursos. O período da colonização na Idade Moderna se inicia no final do século XIV, com o crescimento econômico de países europeus e asiáticos.

15 - Com os lucros da dominação e exploração das terras africanas, os portugueses também iniciaram a exploração de novas rotas em direção às Índias. O que motivava os portugueses nessa busca?

Os portugueses também iniciaram a exploração de novas rotas em direção às Índias*, onde eles poderiam adquirir especiarias e outros artigos orientais a preços mais baixos e, depois, revendê-los na Europa, obtendo altos lucros. 

16 - Além do alto lucro com o comércio de especiarias e de artigos de luxo, informe 04 fatores que serviam de incentivo para os portugueses buscarem novas rotas para o comércio com o oriente:

Além do alto lucro no comércio de especiarias e de outros artigos orientais, as dificuldades do caminho terrestre, o grande número de intermediários, o monopólio exercido pelos mercadores italianos e os impostos cobrados nos pontos de passagem encareciam os produtos. Tudo isso servia de incentivo para a busca por novas rotas comerciais orientais.

17 - Por que a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos incentivaram as Grandes Navegações?

As viagens portuguesas intensificaram-se a partir de 1453, quando a cidade de Constantinopla foi tomada pelos turcos otomanos, que passaram a controlar as rotas que ligavam o Mediterrâneo ao Oriente. A dificuldade de acesso aos produtos orientais aumentou, e os preços dispararam.

18 - No contexto das Grandes Navegações, informe feitos importantes dos personagens abaixo:


a) navegador Bartolomeu Dias:

Bartolomeu Dias, OM, OMP foi um navegador português que ficou célebre por ter sido o primeiro europeu a navegar para além do extremo sul da África, contornando o Cabo da Boa Esperança e chegando ao Oceano Índico a partir do Atlântico, abrindo o caminho marítimo para a Índia.

b) navegador Vasco da Gama:

Vasco da Gama, que estava no comando da nau capitânia com mais duas caravelas e uma tripulação de 200 homens, estabeleceu direção oeste para o caminho às Índias, Sua esquadra dobraria o Cabo da Boa Esperança no fim do mês de março para atingir as Índias em maio de 1498.

c) navegador Pedro Álvares Cabral:

Pedro Álvares Cabral foi um fidalgo, comandante militar, navegador e explorador português, creditado como o descobridor do Brasil. Realizou significativa exploração da costa nordeste da América do Sul, reivindicando-a para Portugal.

19 - Por que a Coroa portuguesa organizou uma expedição liderada por Pedro Álvares Cabral?

Com a intenção de fixar entrepostos comerciais em Calicute, garantir o comércio de especiarias com o Oriente e expandir o cristianismo, a Coroa portuguesa organizou uma expedição composta de dez naus, três caravelas e dezenas de canhões. O comando da armada foi entregue ao português Pedro Álvares Cabral.

20 - A armada de Cabral partiu de Lisboa em 9 de março de 1500. Como ela terminou?

A armada partiu de Lisboa em 9 de março de 1500. Entretanto, quando atingiu o noroeste da África, a frota desviou de sua rota original e acabou ancorando no sul do atual estado da Bahia, em 22 de abril. As terras foram chamadas de Ilha de Vera Cruz e, mais tarde, Terra de Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução Francesa e as suas contribuições para a formulação do mundo contemporâneo (Revolução Francesa parte 03)

Revolução Francesa foi: A Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França entre 1789 e 1799, que teve um i...