domingo, 20 de abril de 2025

Folha 03 exercícios - História, Tempo e periodização

Folha de exercício 03 – Tempo, períodos e História.

1. O que é tempo cronológico?  
a) Tempo subjetivo, relacionado às percepções culturais.  
b) Tempo marcado por eventos históricos significativos.  
c) Tempo linear e mensurável, baseado em horas, dias e anos. 
d) Tempo ligado apenas às transformações geológicas.  
e) Tempo relacionado exclusivamente à história pessoal.   

2. Qual dos seguintes eventos é um exemplo de "tempo de curta duração" na História?
a) A Revolução Industrial.  
b) A formação do capitalismo.  
c) A queda do Muro de Berlim (1989).
d) O desenvolvimento da escrita.  
e) A evolução da espécie humana.  

03. Quem foi o historiador que propôs a divisão do tempo histórico em curta, média e longa duração?
a) Karl Marx.  
b) Michel Foucault.  
c) Fernand Braudel.
d) Max Weber.  
e) Eric Hobsbawm.  

4. O que caracteriza o "tempo de longa duração" na perspectiva braudeliana?
a) Eventos políticos imediatos.  
b) Transformações econômicas em décadas.  
c) Estruturas que perduram por séculos, como a geografia e a cultura. 
d) Mudanças tecnológicas rápidas.  
e) Ações individuais que marcam a História.  

5. Qual das alternativas abaixo representa um exemplo de "tempo de média duração"?
a) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918).  
b) O período do Renascimento (séculos XIV-XVI).
c) A invenção da roda (milhares de anos atrás).  
d) A pandemia de COVID-19 (2020-2022).  
e) A formação dos continentes.  

6. Como a periodização tradicional divide a História?
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea.
b) Tempo geológico, tempo biológico, tempo histórico.  
c) Curta, média e longa duração.  
d) Períodos cíclicos e lineares.  
e) História oral, História escrita, História digital.   

7. Qual é a principal crítica à periodização tradicional da História? 
a) Ignora eventos políticos.  
b) É eurocêntrica e não se aplica a todas as sociedades. 
c) Não considera o tempo cronológico.  
d) Foca apenas em longa duração.  
e) Desconsidera a Pré-História.  

8. O que é "tempo histórico"?
a) A contagem exata de horas e minutos.  
b) A compreensão do passado a partir de mudanças e continuidades sociais.
c) O estudo apenas de datas importantes.  
d) Uma visão individual do tempo.  
e) A medição do tempo pela natureza.  

9. Qual evento é um marco do início da Idade Contemporânea? 
a) A queda do Império Romano (476 d.C.).  
b) A invenção da imprensa (século XV).  
c) A Revolução Francesa (1789).
d) O descobrimento da América (1492).  
e) A Revolução Neolítica.  

10. Qual conceito está associado à ideia de que o tempo histórico não é linear, mas com rupturas e continuidades? 
a) Tempo cíclico.  
b) Tempo cronológico.  
c) Tempo dialético. 
d) Tempo geológico.  
e) Tempo mitológico.  

11. Qual das alternativas representa uma mudança de "longa duração"?
a) A crise de 1929.  
b) O desenvolvimento da agricultura (Revolução Neolítica).
c) A independência do Brasil (1822).  
d) A Guerra Fria (1947-1991).  
e) A invenção do telefone (século XIX).  

12. Qual escola histórica enfatiza eventos políticos como marcadores do tempo histórico?
a) História tradicional (positivista).
b) Escola dos Annales.  
c) História cultural.  
d) História ambiental.  
e) Micro-história.  

13. De modo preconceituoso, qual período histórico é conhecido como "Idade das Trevas"?
a) Idade Moderna.  
b) Pré-História.  
c) Alta Idade Média (visão eurocêntrica). 
d) Idade Contemporânea.  
e) Antiguidade Clássica.  

14. Qual evento marca o fim da Idade Antiga e início da Idade Média no Ocidente?  
a) A Revolução Francesa.  
b) A queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.).
c) A descoberta da América.  
d) A invenção da escrita.  
e) O surgimento do cristianismo.  

15. Por que a periodização da História é considerada uma construção humana?  
a) Porque segue apenas eventos naturais.  
b) Porque é baseada em datas exatas e imutáveis.  
c) Porque reflete interpretações e valores de cada sociedade.
d) Porque ignora mudanças sociais.  
e) Porque é determinada pela biologia.  

Observação: Use os conteúdos trabalhados na aula 01 e 02 para resolver as questões acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revisão (Estudos Orientados) Prova de História 2° ano 2 ° Trimestre 2025

Revisão para a Prova História(2° tri. 2025) sobre a Era Napoleônica 0. O que foi o Golpe do 18 Brumário? Por que ele marca o iní...