quinta-feira, 13 de abril de 2023

Era Napoleônica (1799 - 1815)


Era Napoleônica (1799 - 1815)


Mapa mental Era Napoleônica (1799 - 1815)

Clique no link abaixo e veja o vídeo ilustrativo sobre a Era Napoleônica.

Período dividido em três fases

Consulado (1799-1804)
França governada por três cônsules.

Império Napoleônico (1804-1815)
Napoleão foi declarado imperador e possui o poder centralizado em suas mãos.

Governo dos Cem Dias (20/03/1815 a 08/07/1815)
Napoleão retomou o poder após o primeiro exílio.

O que foi a Era Napoleônica?


Era Napoleônica (1799 - 1815) - Consolidação do poder burguês e combate aos ideais da nobreza, absolutismo monárquico e o Antigo Regime.

A Era Napoleônica ocorreu de 1799 a 1815. Inicia-se com o “Golpe do 18 de Brumário” e termina com a derrota de Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo. O grande foco era  manter os ideais e objetivos da França pós Revolução Francesa.

Quem apoiava Napoleão Bonaparte?

Napoleão chega ao poder apoiado pela alta burguesia (girondinos) e pelo exército, pois o seu governo seria, na teoria, a garantia da continuação dos ideais da Revolução Francesa.


Militares franceses 



Girondinos franceses (alta burguesia)

Como a Era Napoleônica começou?

O golpe de 18 de Brumário iniciou o governo de Napoleão Bonaparte. Nesse período, o princípio iluminista de limitação dos poderes do governante foi abandonado.


Golpe de Estado do 18 Brumário

Napoleão depôs o Diretório usando uma coluna de granadeiros e implantou o regime do Consulado. Assim, três cônsules concentraram o poder: Bonaparte, Sieyès e Ducos.

Os três cônsules da França


Principais feitos de Napoleão no início do período

Napoleão censurou a imprensa e suprimiu as liberdades individuais e políticas dos franceses. Com um general no poder, a França não voltou a ser uma monarquia absolutista, mas os intensos debates políticos do período revolucionário ficaram para trás via opressão.


Censurou a imprensa


Opressão e fim dos debates


Promessa de transformar a França

Em busca da conciliação nacional, Napoleão afirmava estar acima dos interesses particulares e prometia fazer da França a maior potência do mundo. As vitórias militares na África e o avanço das posições francesas na guerra europeia aumentavam o prestígio do novo líder e a confiança dos franceses em suas ações. Além disso, Napoleão prometia resgatar a segurança e a estabilidade política, social e financeira que haviam desaparecido nos anos da Revolução Francesa.

* Militarismo;
* Nacionalismo;
* Autoritarismo;
* Homogeneização cultural.


Militarismo e autoritarismo


Na economia - Liberalismo econômico e a reforma agrária
Na política econômica, as ideias liberais prevaleceram. Napoleão manteve boa parte das conquistas de 1789. Ele incentivou a prosperidade da burguesia, ao mesmo tempo que deu continuidade à reforma agrária iniciada pelos jacobinos.

* Militares se aliando a elite para não ter oposição;
* Liberalismo econômico girondino (alta burguesia);
* Reforma agrário jacobino (beneficiando camponeses e pequenos burgueses).


As finanças do país

As finanças do país foram recuperadas. Colaboraram para isso a fundação do Banco da França, a reorganização dos impostos, a construção de estradas e pontes e a melhoria dos serviços de correios e telégrafos.

* Saques das riquezas das Igrejas e da nobreza;
* Reequilíbrio das contas públicas (novos impostos);
* Criação do Banco da França (banco para financiar o desenvolvimento econômico e social do país);
* Estado francês investindo capital na infraestrutura visando aumento de condições para a prática comercial.

Plebiscito de 1802

Napoleão enfrentava a oposição dos monarquistas ligados à família de Luís XVI que tentavam retornar ao trono. Para assegurar seu poder, ele convocou um plebiscito em agosto de 1802 e tornou-se cônsul vitalício.

Código Civil Napoleônico 1804

O principal símbolo da nova ordem, porém, foi o Código Civil Napoleônico, criado em 1804. O código organizou e unificou as leis na França, regulamentou o direito à propriedade, garantiu, entre outros aspectos, a igualdade dos franceses perante a lei e confirmou o confisco das terras da nobreza de origem feudal.


Código Napoleônico - estabeleceu a igualdade perante a lei, a garantiu do direito de propriedade e ratificou a reforma agrária ocorrida na Revolução Francesa. Também assegurou a separação entre a Igreja e o Estado e eliminava os privilégios feudais.


2º Fase - Período imperial - Dezembro de 1804 (1804 - 1815)


Coroação de Napoleão 

Dois anos depois, em nova votação, foi aclamado imperador dos franceses, sendo coroado no dia 2 de dezembro daquele ano.


Napoleão -  Imperador da França


Reforma na educação (+ciência (iluminismo) - religião (teocentrismo))

Napoleão reorganizou o ensino para promover a unidade nacional da França e disciplinar a população para os interesses do Estado. Entre outras iniciativas, ele criou liceus e escolas de artes e ofícios, instituiu a Universidade Imperial e incentivou o ensino humanístico e técnico-profissional.

* O ensino primário ficou a cargo de religiosos, enquanto os cursos secundário e superior eram administrados pelo Estado.

Conflitos nas relações externas

Nas relações externas, o Império Napoleônico foi marcado por intensos conflitos. A reestruturação política e militar e a recuperação financeira da França preocupavam alguns países europeus. Em 1803, Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia uniram-se em coligação e declararam guerra à França.


Napoleão lutando contra os inimigos


* Esse contexto de guerra, auxiliou na promoção de Napoleão.


Napoleão - Grande poder militar e forte expansionismo territorial

A sociedade do antigo regime e o absolutismo contra Napoleão e o legado da Revolução Francesa

Além de temer o expansionismo territorial francês, a maior parte desses países receava que os ideais iluministas da Revolução Francesa se espalhassem por toda a Europa. Esse temor tinha fundamento, uma vez que a luta contra o absolutismo mobilizava intelectuais e setores de classe média de quase todas as regiões da Europa, que viam na França um poderoso aliado.

Inglaterra X França (disputa liderança econômica e política)

A reação inglesa à França tinha outros motivos. Para a Inglaterra, a guerra era uma oportunidade de enfraquecer economicamente seu principal rival na disputa pelos mercados europeus e ultramarinos. Mais do que conquistas territoriais, os ingleses desejavam expandir seus mercados.

Estratégia contra os ingleses (infantaria poderosa, porém dificuldades no naval)

Durante as batalhas no continente europeu, o exército francês parecia imbatível. A maior dificuldade de Napoleão, porém, era atingir a Inglaterra, isolada pelo mar e protegida pela mais poderosa frota marítima do mundo.

* Os navios franceses foram destruídos pelos ingleses na Batalha de Trafalgar.

Sucesso nas campanhas da Europa Central (França vs Prússia)

Napoleão voltou-se então para a Europa Central: atacou e derrotou a Prússia, ampliou seu domínio sobre a Península Itálica e isolou a Áustria.

Confederação do Reno

Após derrotar as tropas russas e austríacas na Batalha de Austerlitz, em 1805, Napoleão reuniu dezesseis estados do antigo Sacro Império Romano Germânico na Confederação do Reno.


Confederação do Reno



Confederação do Reno


Bloqueio Continental

Em 1806, convencido de que a única forma de derrotar a Inglaterra era arruinando sua economia, Napoleão decretou o Bloqueio Continental. Os países da Europa ficaram proibidos de comercializar com os ingleses.

Bloqueio Continental não deu certo

As guerras desgastaram o exército francês. Além disso, vários países da Europa dependiam do comércio com a Inglaterra e, por isso, rejeitaram o Bloqueio Continental. Portugal, por exemplo, tradicional aliado da Inglaterra, desrespeitou o decreto e foi invadido pela França em novembro de 1807.

Rússia contra o Bloqueio Continental

No final de 1811, a Rússia também rompeu o bloqueio e, no verão de 1812, teve seu território invadido por Napoleão. 

Tática russa da terra arrasada

Os franceses, a princípio, avançaram sem resistência. Porém, no caminho, encontraram pastos, casas e plantações destruídos, o que dificultou o abastecimento das tropas. Em setembro, os franceses conseguiram chegar a Moscou, mas encontraram a cidade incendiada.


A estratégia russa venceu a força francesa

O desastre foi total. Sem suprimentos, castigadas pelo frio e com o exército russo na retaguarda, as forças francesas foram aniquiladas.

*Napoleão perdeu para o frio, fome, doenças e principalmente para a arrogância dos líderes franceses. 


O Inverno russo


Russos x franceses 



O expansionismo franceses entre os anos de 1789 - 1812


Derrotas para Inglaterra e Rússia... Demostra fraqueza francesa e Paris é invadida.

Após o fracasso da campanha na Rússia, Napoleão perdeu apoio político dentro da França. Para agravar a situação, em março de 1814, Paris foi invadida por uma coligação formada por Áustria, Prússia e Rússia. Diante dessa situação, o imperador abdicou do trono e exilou-se na Ilha de Elba, no Mar Mediterrâneo.


Crise no governo de Bonaparte devido derrotas

Diante dessa situação, o imperador abdicou do trono e exilou-se na Ilha de Elba, no Mar Mediterrâneo.


Napoleão abdicando ao trono francês -  Obrigado a assinar o Tratado de Fontainebleau



Napoleão partindo


Com o exílio, volta a monarquia, Luís 18 de Bourbon

Com Napoleão no exílio na ilha de Elba, o governo francês foi assumido por Luís XVIII, da dinastia Bourbon e irmão de Luís XVI. A maioria da população considerou o ato uma imposição dos países vencedores e um retrocesso em relação às conquistas obtidas durante a revolução.



Luís XVIII, da dinastia Bourbon


Fuga do exílio e um novo golpe contra o Luís 18

Na Ilha de Elba, Napoleão recebia notícias da insatisfação dos franceses. Em 1815, ele fugiu do exílio e retornou a Paris, onde foi aclamado pela população e pelas tropas e retomou o poder. 


3º período: Governo dos Cem dias

O Governo de Napoleão, após destronar Luís XVIII durou apenas cem dias. Em junho de 1815, Rússia, Áustria, Prússia e Inglaterra uniram-se novamente e derrotaram Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo, na Bélgica.

2º exílio,  preso até a morte na ilha de Santa Helena

Napoleão foi detido e encaminhado para a Ilha de Santa Helena, no meio do Oceano Atlântico, sob forte vigilância da Inglaterra. Lá permaneceu até sua morte, em 1821.

Congresso de Viena - redesenhar o mapa europeu.

Entre setembro de 1814 e junho de 1815, alguns Estados europeus, liderados por Áustria, Prússia, Inglaterra e Rússia, reuniram-se no Congresso de Viena, na Áustria. O objetivo era fazer a Europa retornar às configurações anteriores a 1789.

*Devolver os territórios as famílias reais atacadas por Napoleão Bonaparte e o exército francês.

Santa Aliança - União contra ações liberais

Em Viena, os representantes da Áustria, da Prússia e da Rússia criaram a Santa Aliança, um pacto militar que assegurava às nações participantes o direito de intervir em países para reconduzir ao poder governantes destituídos por revoluções liberais. 

O objetivo era debelar qualquer movimento revolucionário no continente europeu e reafirmar os valores do Antigo Regime.

França volta para as mãos da monarquia de Luís 18

Os franceses perderam os territórios conquistados durante as guerras napoleônicas e viram Luís XVIII ser reconduzido ao poder.

Iluminismo, Revolução Francesa e era napoleônica semearam desejos de mudanças

Entretanto, o Congresso de Viena mostrou-se incapaz de evitar a eclosão de movimentos liberais e nacionalistas na Europa e nas colônias americanas. A Revolução Francesa e a era napoleônica liberaram forças que já não podiam ser contidas.

O Congresso de Viena não foi capaz de conservar (conservadorismo)

Veremos que a Europa foi palco de intensas revoltas e revoluções ao longo do século XIX. Também foi palco do surgimento de novas ideias que idealizavam mudanças na política, economia e na sociedade, tais como:

*Liberalismo;
*Socialismo;
*Comunismo;
*Anarquismo;
*E outras ideologias.

FIM


Para revisar o conteúdo


EXERCÍCIOS

01 - A Era Napoleônica é dividida em três períodos, quais são esses?

02 - O que foi a era napoleônica?

03 - Quem apoiava Napoleão? Por que existia esse apoio?

04 - O que foi o 18 brumário?

05 - Em busca da conciliação nacional, Napoleão afirmava estar acima dos interesses particulares e prometia… Informe algumas promessas de Bonaparte:

06 - Na política econômica, as ideias liberais prevaleceram. Napoleão manteve boa parte das conquistas de 1789. Cite realizações de Bonaparte nessa área:

07 - O que foi o Plebiscito de 1802? Qual foi o principal legado dele?

08 - O principal símbolo da nova ordem, porém, foi o Código Civil Napoleônico, criado em 1804. O que foi o Código Civil Napoleônico? O que ele pretendia?

09 - Nas relações externas, como o Império Napoleônico ficou marcado? Informe fatos históricos correlacionados com esse tema:

10 - Por que a sociedade do antigo regime era  contra Napoleão?

11 - Mencione feitos de Napoleão na Reforma Educacional de seu governo:

12 - Qual era o país que mais dificultava o expansionismo francês?

13 - A reação inglesa à França tinha outros motivos, quais eram esses?

14 - O que foi o Bloqueio Continental? Qual foi o seu propósito?

15 - Por que o Bloqueio Continental não deu certo?

16 - Como a Rússia saiu do Bloqueio Continental? Qual foi a reação da França?

17 - O que foi a tática da terra arrasada?

18 - Quais fatos fizeram Napoleão abdicar do trono e se exilar na Ilha de Elba, no Mar Mediterrâneo?

19 - O que foi o governo dos cem dias? Como a Era Napoleônica chegou ao fim?


FIM DOS EXERCÍCIOS


AVALIAÇÃO

Google Forms - Era Napoleônica


Próxima aula

Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução Francesa e as suas contribuições para a formulação do mundo contemporâneo (Revolução Francesa parte 03)

Revolução Francesa foi: A Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França entre 1789 e 1799, que teve um i...