sexta-feira, 3 de março de 2023

Hominídeos (a evolução humana)

Os hominídeos (gênero homo)

Charles Darwin nunca falou que o ser humano veio do macaco. 

A origem do ser humano é ligada a um grupo de mamíferos chamado primatas, que surgiu na África há cerca de 70 milhões de anos. Sua aparência lembrava  dos lêmures atuais.

De um grupo de primatas deve ter originado os primeiros hominídeos, ou seja, seres vivos que já apresentavam características semelhantes às dos homem moderno.

Os hominídeos mais antigos de que se tem evidências foram os australopitecos.


Australopitecos.

Quem eram os australopitecos?

Os australopitecos são espécies de hominídeos que habitaram o planeta cerca de 2 a 4 milhões de anos atrás. Os australopitecos foram determinantes para o estabelecimento da postura bípede. No entanto, ainda se diferenciam do Homo sapiens pelos longos braços e por seu crânio semelhante ao de um chimpanzé.

Australopithecus: constituem um género de diversos hominídeos extintos, bastante próximos aos do género Homo e, dentre eles, o A. afarensis e o A. africanus são os mais famosos.


Australopitecos - Média de 1,20 metros de altura, 450 cm3 de crânio, eram bípedes e possuiam longos braços, viveram na África entre 4 milhões e 1 milhão de anos atrás.

Os hominídeos que viveram na África, já andavam eretos sobre os dois pés e tinham habilidades nas mãos, mas não fabricavam instrumentos.

Não eram do gênero homem, eram primatas!

Lucy - o fóssil mais famoso

O esqueleto australopitecos mais famoso foi encontrado na Etiópia (África) com quase 3,4 milhões de anos. Fóssil feminino, o esqueleto foi batizado de Lucy.

Kadanuumuu - o fóssil australopitecos mais antigo do mundo

O fóssil australopitecos mais antigo também foi encontrado na Etiópia em 2010, com 3,6 milhões de anos, era de um macho e foi batizado de Kadanuumuu.

O gênero homo 

Homo habilis
Homo erectus
Homo neanderthalensis 
Homo sapiens

Homo habilis


Homo habilis - Viveu na África, 1, 25 metros de tamanho, 800 cm3 de crânio, viveram de 2,3 milhões a 1,6 milhão de anos atrás, fabricava utensílios de pedra lascada.

Homo habilis é uma espécie de hominídeo que viveu no princípio do Pleistoceno inferior. Os primeiros fósseis de H. habilis foram descobertos em 1964 por Louis Leakey e seus colegas, no desfiladeiro de Olduvai, Tanzânia, que faz parte do Grande Vale do Rift, na África oriental. 


Homo habilis

Homem habilidoso - Criava ferramentas a partir da técnica de lascar a pedra.
tinha habilidade de fabricar utensílios simples de pedra. Alimentava-se de vegetais e carne, e provavelmente desenvolveu uma forma de linguagem.


Homo habilis

Homo erectus


Homo erectus - Viveu na África, Europa, Ásia e Ocenia.

Homo erectus é uma espécie extinta de hominídeo que evoluiu na África e viveu há entre 1,8 milhões de anos e 100-200 mil anos. Seus espécimes estão entre os primeiros membros reconhecíveis do gênero Homo. 


Homo erectus - tinha em media 1,75 metros de altura. Dominaram o uso do fogo.

Uma espécie extinta de hominídeo que viveu entre 1,8 milhões de anos e 300 mil anos atrás (Pleistoceno inferior e médio). Eles mediam entre 1,30 e 1,70 m de altura, com 70 quilos e seu volume craniano era entre 750 e 1250 cm³, um aumento de cerca de 50% em relação ao seu ancestral Homo habilis.


Crânio 02 - Homo erectus - 950 cm3 de crânio. Viveram entre 1,8 milhão e 200 mil anos atrás.

Além de utilizar utensílios de pedra lascada, como machados, era bom caçador. Foi provavelmente a primeira espécie a deixar a África.


Evolução humana

Homo neanderthalensis


Homo neanderthalensis - Viveu na Europa e na Ásia. Foram os primeiros hominídeos a enterrar os seus mortos.

O homem de Neandertal é uma espécie prima humana extinta com o qual o homem moderno conviveu. Surgiram durante o Pleistoceno Médio na Europa e no Médio Oriente há cerca de 400 mil anos na Europa e no Médio Oriente e, na Península Ibérica, extinguiram-se há 28 mil anos.


Homo neanderthalensis - Possuía em média 1, 60 metros de altura.

Muito parecido com o ser humano moderno, era caçador, e suas diferentes subespécie habitaram a Europa e Ásia Ocidental.

Evolução craniana da espécie - 1400 cm3 de crânio.

Homo sapiens


Homo sapiens - Facilidade de adaptação a diferentes ambientes e climas. Surgiram há aproximadamente 300 mil anos e há cerca de 100 mil anos atrás e começaram a migrar para outros continentes.

Homo sapiens é o nome científico do homem moderno e significa “homem sábio”. A espécie destaca-se por possuir um cérebro bem desenvolvido. Homo sapiens é o nome científico do homem moderno, espécie que apresenta cerca de 200.000 anos de idade.

Crânios - ver principais diferenças - 1400 cm3 de crânio.

Surgiu, nas savanas africanas, e se espalhou depois por todos os continentes. Construiu instrumentos variados e mais sofisticados, desenvolveu a linguagem e expressões artísticas.

África - berço da humanidade

Fósseis mais antigos foram encontrados no continente africano, a vida humana começou na
África e se espalhou pelo resto do globo.


A evolução da raça -  uma vitória em relação as dificuldades oferecidas pelo meio.

A sobrevivência do ser humano se deu graças a evolução e adaptação dessas espécies (Seleção Natural.


Foto do quadro 

PARA REVISAR

EXERCÍCIOS

01 - Explique o que é um hominídeo:

02 - Em relação aos fósseis Lucy e Kadanuumuu, por que esses fósseis são importantes para a ciência?

03 - Defina:
a) Australopithecus:

b) Homo habilis:

c) Homo erectus:  

d) Homo neanderthalensis:

e) Homo sapiens:

04 - Qual é a  importância do continente africano para a humanidade?

05 - Por que o racismo é uma ignorância sem lógica, levando em consideração ao conteúdo estudado neste material?

FIM

Próxima aula:
A origem do homem americano - A ocupação da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução Francesa e as suas contribuições para a formulação do mundo contemporâneo (Revolução Francesa parte 03)

Revolução Francesa foi: A Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França entre 1789 e 1799, que teve um i...