segunda-feira, 20 de março de 2023

Iluminismo

Iluminismo


Para facilitar o seu aprendizado, clique no link abaixo e veja o vídeo animado sobre o assunto.



O Iluminismo se iniciou como um movimento cultural europeu do século XVII e XVIII que buscava gerar mudanças políticas, econômicas e sociais na sociedade da época.


Para se obter essas transformações, os iluministas acreditavam na disseminação do conhecimento, como forma de enaltecer a razão em detrimento do pensamento religioso.


+ Antropocentrismo (ser humano no centro) e - teocentrismo (deus no centro).


Na visão iluminista, a razão era a única ferramenta de que o ser humano dispunha para compreender e transformar o mundo. Isso significa que, em vez de guiar-se pelas superstições e crenças místicas, os indivíduos deveriam orientar suas vidas de acordo com as ferramentas da ciência

Nem tudo está ligado ao espiritual, ou seja, devendo esses assuntos serem abordado pela filosofia e as ciências.

“O iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma menoridade que estes mesmos se impuseram a si. (…) Sapere aude! [Ouse saber!] Tem coragem para fazer uso da tua própria razão!” Immanuel Kant (1724 – 1804).

O próprio nome do movimento nos remete a luz – não é à toa que esse período é conhecido como “Século das Luzes” -, que pretende se contrapor a herança medieval que ficou conhecida como “Idade das Trevas”, quando todo o conhecimento era subordinado à religião.


As ideias iluministas desejavam mudanças, tais como:

* Sociais: acabar com a sociedade estamental (dividida em estamentos baseados na origem de nascimento dos indivíduos) do Antigo Regime. 

A Sociedade do Antigo Regime era uma sociedade de privilégios, pois clero (1º estado) e nobreza (2º estado) possuíam vários benefícios, diferentemente do 3º estado formado pelos demais grupos.


O desejo era de uma nova sociedade, com mobilidade social (mudanças de grupos),  liberdade, igualdade perante as leis, racionalidade, fraternidade e entre outros valores.

* Política: Enfraquecer o poder do rei (desagrado com a monarquia absolutista), uma maior participação nas tomadas de decisão (participação na política) por alguns grupos, como por exemplo, a própria burguesia. Além de uma diminuição da influência da Igreja nos assuntos políticos (Estado laico).

* Economia: Alternativas ao mercantilismo, ou seja, um amadurecimento e diversificação do capitalismo como siatema produtivo e econômico.

* Religião: Maior liberdade religiosa e diversidade de crenças, ou seja, combate contra a intolerância religiosa.

Grandes pensadores, de diversas áreas, fizeram parte dessa corrente com o intuito de acelerar o progresso da humanidade.

A Igreja Católica tinha intensa influência na política, em muitas das vezes, essa participação só visavam o empoderamento da instituição e do alto clero.

Os religiosos e a nobreza queriam criar uma ideia que tentasse convencer o povo a aceitar a situação da época.

Um exemplo dessa aliança não saudável foi a teoria do poder divino. Como um termo genérico utilizado pelas ideias que justificam a autoridade e a legitimidade de um monarca, a doutrina sustenta que um rei deriva seu direito de governar da vontade divina, e não de qualquer autoridade temporal, nem mesmo da vontade de seus súditos.

O pensamento iluminista foi importante para o desenvolvimento da ciência e do humanismo – que pregava a centralidade e racionalidade humana. Várias obras foram desenvolvidas nesse período, e uma em especial sintetizava a ideia de disseminação do conhecimento pregada pelos iluministas: a Enciclopédia.

Alguns valores iluministas
* Valorização da razão e da lógica humana;
* Defesa à ciência e a filosofia;
* Individualismo;
*Antropocentrismo.
* Hedonismo.




Foto do quadro



EXERCÍCIOS

01 - O que é Filosofia?

02 - Visando as transformações tão desejadas pelos iluministas, qual era a principal crença do movimento?

03 - O que é o antropocentrismo?

04 - Dentro do contexto iluminista, por que a razão é tão valorizada?

05 - O que é razão?

06 - Por que o período de surgimento e expansão do iluminismo ficou conhecido como " Século das Luzes"?

07 - O iluminismo visava transformações. Informe, como essas transformações poderiam ocorrer nos setores abaixo:

a) Sociedade

b) Política

c) Religião

d) Economia 

08 - Em relação a humanidade, qual era intuito do iluminismo?

Marque a questão correta

a) progresso             b) conservar

09 - O que é a Teoria do Poder divino?

10 - Cite cinco valores iluministas: 

FIM

Observação: Próxima aula, pensadores iluministas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução Francesa e as suas contribuições para a formulação do mundo contemporâneo (Revolução Francesa parte 03)

Revolução Francesa foi: A Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França entre 1789 e 1799, que teve um i...