domingo, 29 de janeiro de 2023

O Fortalecimento do Comunismo na década de 1930

O fortalecimento do Comunismo no Brasil 

No Brasil, as ligas operárias surgiram no final do século XIX. A partir do início do século XX, o anarquismo se consagrou, por meio da atuação dos sindicatos, como ideologia predominante nas lutas dos trabalhadores urbanos.


Significado de anarquismo


Sindicato , também conhecido como sindicato laboral, é uma associação estável e permanente de trabalhadores tanto urbano-industriais, como rurais e de serviços, que se unem a partir da constatação e resolução de problemas e necessidades comuns.


Por que os trabalhadores precisavam se unir e lutarem? Precisavam lutar contra as precárias condições de trabalho, ampla jornada de trabalho e as baixas remunerações. Será que esses problemas foram resolvidos? 

Seguindo os ideais anarquistas, os trabalhadores de diversos ramos fizeram greves nas principais cidades industriais do país. Às vezes, essas greves obtinham algum êxito, como o reconhecimento de sindicatos. Porém a greve era considerada crime, o que dificultava a utilização desse instrumento de pressão pelos trabalhadores. Apesar disso, foram promovidas grandes greves em São Paulo, em 1917, e no Rio de Janeiro, em 1918, nas quais ocorreram violentos confrontos com a polícia.


O que é uma greve? Por que ela é feita?


Greve pela defesa dos direitos dos trabalhadores

Em 1922, foi fundado na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, o Partido Comunista do Brasil (PCB), agregando principalmente operários, profissionais liberais e funcionários públicos. Esse partido político seguia as novas tendências socialistas, inspirada no Comunismo soviético. No mesmo ano (1922), o partido foi considerado ilegal pelo governo do presidente Arthur Bernardes (1922 - 1926), passando a atuar na clandestinidade.


Partido Comunista do Brasil, fundado em 1922 e posto na clandestinidade no mesmo ano pelo governo Arthur Bernardes.


Definição de socialismo  

Algumas diferenças entre capitalismo e socialismo.


Comunismo é uma ideologia e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes sociais, do dinheiro e do Estado. Como tal, o comunismo é uma forma específica de socialismo.


1922 - 2022 Cem anos do PCB (o partido seguia as novas tendências socialistas, inspirada no Comunismo soviético).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução Francesa e as suas contribuições para a formulação do mundo contemporâneo (Revolução Francesa parte 03)

Revolução Francesa foi: A Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França entre 1789 e 1799, que teve um i...