quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Coluna Prestes

 Coluna Prestes (1924 - 1927)

Membros da Coluna Prestes em fotografia de 1925. Luís Carlos Prestes é o terceiro sentado da esquerda para a direita.

A Coluna Prestes foi uma longa marcha pelo interior do Brasil que, entre 1925 e 1927, percorreu mais de 24 mil quilômetros com um efetivo que variou entre 800 e 1500 homens.


Marcha realizada pela Coluna Prestes

Qual era o objetivo da Coluna Prestes?

A Coluna nasceu das rebeliões tenentistas desencadeadas em 1924 em São Paulo e no Rio Grande do Sul, com objetivo de depor o então presidente Arthur Bernardes (1875 - 1955). Como os rebeldes estavam em desvantagem em ambas as frentes de batalhas, o grupo paulista se retirou até o estado do Paraná, onde ganhou o reforço das tropas que vinham do Rio Grande do Sul.


A Coluna Prestes teve sua origem no Tenentismo - Relembrando o que foi o Tenentismo e suas características.



Objetivo da Coluna Prestes era dar um golpe de estado no Presidente Arthur Bernardes, retirando ele da presidência e por fim ao monopólio político da República do Café com Leite. Bernardes foi presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926.

Na Coluna, qual era a função de Luís Carlos Prestes?

Um dos comandantes das forças rebeldes gaúchas era o jovem capitão Luís Carlos Prestes (1898 - 1990), que assumiu o comando das forças unificadas que formaram a Coluna.


Luís Carlos Prestes - Um dos comandantes da Coluna.

Por que marcharam pelo interior do país?

A grande marcha que se seguiu tinha o objetivo de estimular a sublevação das unidades militares espalhadas pelo país e, assim, aumentar seu contingente para enfrentar as forças legalistas, fiéis ao governo federal.


Marcha da Coluna Prestes - Com objetivo de conseguir aumentar o número de apoiadores do movimento, radicalizando militares de diversas unidades ao longo do território.

Nacionalismo, golpismo e o discurso anticorrupção

Apesar do forte sentimento nacionalista, não havia um projeto revolucionário entre esses militares, apenas a vontade de livrar o país da corrupção e do atraso político por meio de reformas constitucionais (esse era o discurso, não sabemos se isso se tornaria realidade).


O nacionalismo é uma ideia e um movimento que defende que a nação deve ser congruente com o Estado. Como movimento, o nacionalismo tende a promover os interesses de uma nação em particular, especialmente com o objetivo de ganhar e manter a soberania da nação sobre a sua pátria para criar um Estado-nação.


A Coluna Prestes não tinha um projeto revolucionário, ou seja, muito provavelmente não pretendiam fazer grandes rupturas ou transformações.

As principais dificuldades enfrentadas pela a Coluna Prestes

Durante a marcha, a Coluna teve de enfrentar as forças legalistas (forças militares do governo), as doenças tropicais e a carência de armas e alimentos.

Como chegou ao fim?

Após vários combates e manobras miliares das forças legalistas, os rebeldes se refugiaram na Bolívia, encerrando a sua longa marcha sem êxito em relação ao seu objetivo. 


Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro ocorrido entre 1924 e 1927 ligado ao tenentismo. O principal motivo para a criação do movimento foi a insatisfação com o governo de Artur Bernardes e o regime oligárquico, característico da República Velha, conhecido como política do café com leite.

Para revisar

Programa Roda Vida com o líder da Coluna, Luís Carlos Prestes (1986).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revisão Prova Trimestral História 1° ano

Revisão para 1° PT História do 1° ano 2025 Quadro da aula com a revisão baseada na avaliação.