sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Origens do nazismo na Alemanha

 As origens do nazismo na Alemanha

                                       Bandeira do partido Nazista

A proclamação da república na Alemanha ocorreu em novembro de 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, e foi resultado de uma revolução conduzida por socialistas e liberais. O novo governo, conhecido como República de Weimar, tratou logo de pôr fim à guerra e negociar a paz com os vencedores.

O Tratado de Versalhes e suas consequências para a Alemanha. 


Tratado de Versalhes - Tratado de Paz imposto ao governo da República de Weimar, visando as condições para a Alemanha sair da 1ª GGM.

Em 1919 foi assinado o Tratado de Versalhes, que encerrou a guerra de forma definitiva. O acordo declarou a Alemanha responsável por todos os danos causados aos países vencedores e impôs a ela uma “paz punitiva”. A fim de efetuar os pagamentos estabelecidos pelo tratado, o governo de Weimar assumiu enormes dívidas, principalmente com os Estados Unidos. Essa situação deixou a economia alemã extremamente frágil e dependente dos capitais estrangeiros.

A crise do pós guerra gerou crises e desigualdades.

Os problemas econômicos da Alemanha, dividiu a sociedade e  acirraram os problemas sociais: desemprego, concentração de renda, empobrecimento da classe média e dos trabalhadores. A república enfrentava ainda a forte reação da burguesia e das classes médias, que acusavam o governo de ser responsável pela derrota alemã e de favorecer o movimento operário e socialista.

A Crise proporcionou condições para a fundação do Partido Nazista.

A crise econômica e social, agravada pelos ressentimentos nacionalistas, criou o cenário ideal para a fundação, em 1919, do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o Partido Nazista, liderado por Adolf Hitler. A doutrina nazista, articulada politicamente em torno do partido, proclamava a superioridade do que eles chamavam de raça ariana, da qual os alemães supostamente se originaram.

A extrema direita implantando o totalitarismo alemão e suas características.

Os nazistas procuravam explorar o sentimento nacionalista da população alemã, abalada com os resultados da guerra. Prometendo resgatar a honra nacional, defendiam a destruição dos principais inimigos da Alemanha: externamente, as potências que impuseram o Tratado de Versalhes; internamente, os judeus, acusados de conspirar contra a Alemanha, os comunistas e o governo republicano de Weimar. Além disso, a estrutura do partido, fortemente militarizada, simbolizava a ideia de ordem num país desorganizado política, social e economicamente.

Mein Kampf (Minha luta)

Em novembro de 1923, na cidade de Munique, um grupo de nazistas, liderado por Adolf Hitler, tentou dar um golpe (putsch) de Estado e tomar o poder na Alemanha. Porém, o golpe foi reprimido e os rebeldes foram presos. Na prisão, Hitler escreveu o livro Mein Kampf (Minha luta), que pode ser sintetizado como um manifesto em defesa da batalha racial, cultural e política dos alemães contra os judeus, os marxistas e os liberais.

Resumindo, o que é o nazismo?

O nazismo é uma forma de fascismo que despreza a democracia liberal e o sistema parlamentar. Um Regime totalitário, com forte pegada autoritária que incorpora o racismo científico, o antissemitismo, o anticomunismo e o uso de eugenia no seu credo.



Nazismo é o opostos do socialismo e do comunismo. Nazismo é uma ideologia de extrema direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

República Velha 1889-1930

A República Velha (1889-1930) A República Velha, também chamada de Primeira República, foi o período da história do Brasil que se estendeu d...