domingo, 18 de agosto de 2024

Revolução Francesa (versão NEJA)

Revolução Francesa (1789 - 1799) - NEJA 


* Definição de Revolução Francesa 

A Revolução Francesa foi um ciclo revolucionário que ocorreu entre 1789 e 1799 na França. Inspirada pelos ideais do Iluminismo, ela marcou o início da queda do absolutismo na Europa e trouxe profundas transformações. Vamos aos detalhes:

* Contexto histórico:

-Crise econômica e guerras:

No final do século XVIII, a França enfrentava uma crise econômica e política devido a guerras e más colheitas.

- Crise fiscal e desigualdade social:

A nobreza e o clero não pagavam impostos, enquanto a burguesia desejava igualdade e liberalismo.

* Causas:

- Estrutura social: o antigo regime feudal foi enfraquecido e uma elite crescente e próspera de plebeus ricos, composta por comerciantes, industriais e profissionais, aspirava ao poder político. A burguesia francesa, detentora do poder econômico, buscava adotar princípios liberais e maior participação política.

- Descontentamento dos camponeses: os camponeses, muitos dos quais possuíam terras, buscavam se libertar dos últimos vestígios do feudalismo para obter os mesmos direitos dos proprietários de terras.

- Crescimento populacional: a partir de 1730, a melhoria das condições de vida reduziu a mortalidade e levou a um crescimento populacional significativo na Europa, especialmente na França, onde a demanda por alimentos e bens aumentou.

- Inflação e crise econômica: a exploração de novas minas de ouro no Brasil levou a um aumento geral de preços na Europa, seguido por uma desaceleração econômica e crises recorrentes a partir de 1770.
 
Difusão das ideias do Iluminismo: os filósofos e demais intelectuais franceses da época, defendiam as ideias do Iluminismo e da razão humana, como Montesquieu, Voltaire e Rousseau, influenciaram a sociedade culta, promovendo ideias de reforma social e política. O Iluminismo criticava o absolutismo e defendia a igualdade jurídica.

- Crise política e fiscal: as dívidas geradas pelas guerras do século 18 levaram os governantes a tentar tributar a nobreza e o clero, o que provocou resistência e tensões políticas que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa.


- Perda da governabilidade: O rei Luís XVI convocou os Estados Gerais, mas o Terceiro Estado (burguesia e camponeses) se separou e formou a Assembleia Nacional Constituinte.

- Incapacidade da monarquia francesa e ilegitimidade: ela considerada incapaz de se adaptar às novas pressões sociais e políticas, perdeu legitimidade e não conseguiu conter o descontentamento generalizado.


* Principais grupos políticos envolvidos:

- Jacobinos (Revolucionários/esquerda/ defensora dos interesses das classes mais populares):

Durante a Revolução Francesa, os jacobinos eram pessoas da baixa e média baixa burguesia. Eles defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. Grupo favorável a Revolução.

- Girondinos (Reformistas/ defensora dos interesses da média e alta burguesia)

Os girondinos foram um grupo político moderado durante a Revolução Francesa, composto principalmente por membros da classe média alta que se destacaram na Assembleia Legislativa e na Convenção Nacional, entre 1791 e 1793, opondo-se tanto à monarquia absolutista quanto ao radicalismo dos jacobinos.

- Planície (Centro/políticos interessados nos seus próprios interesses)

No centro, o grupo da planície (ou pântano), defendendo os interesses da burguesia financeira, mas tendo uma atitude oportunista dizia-se estar do lado de quem estava no poder (para melhor barganhar a seu favor). À esquerda e no alto, a montanha (jacobinos), defensores dos interesses da burguesia e do povo.

- Monarquistas (conservadores/nobres e integrantes da Igreja.

Queriam conservar a monarquia absolutista e o Antigo Regime. Foco em manter a desigualdade e os seus privilégios.

* Fases da Revolução Francesa:

- Monarquia Constitucional (1789-1792):

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (princípios de liberdade, igualdade e fraternidade).

O rei não assinou a Declaração, provocando manifestações populares.
Bens do clero foram confiscados.

- Convenção Nacional (1792-1795):

Execução do rei Luís XVI.

Período de radicalização e lutas internas.

- Diretório (1795-1799):

Governo instável e corrupção.

Napoleão Bonaparte surge como líder militar.

* Principais mudanças proporcionadas pela Revolução Francesa:

Fim dos privilégios da aristocracia.

Separação da Igreja e do Estado.

Abolição da monarquia absolutista.

* Desfecho da Revolução Francesa:

De acordo com a Encyclopaedia of World History, a Revolução Francesa terminou com a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e o início da longa era napoleônica.

Embora a Revolução Francesa não tenha conseguido evitar que a França caísse novamente na autocracia (Império Napoleônico), ela foi bem-sucedida em outros aspectos. Ela inspirou inúmeras revoluções em todo o mundo e ajudou a moldar os conceitos modernos de Estado-nação, democracia ocidental e direitos humanos”, conclui a fonte histórica.

A Revolução Francesa culminou na ascensão do Diretório, tendo Napoleão Bonaparte como o principal líder.  O processo é definitivamente parado quando Bonaparte se tornou imperador em 1804.

Esses eventos marcaram profundamente a história do ocidente e influenciaram mudanças em todo o mundo. Marcou o fim do absolutismo monárquico no desenrolar dos anos, além do declínio da sociedade do Antigo Regime, o enfraquecimento da Igreja na política (ideia de Estado laico), auxiliou na ascensão da burguesia ao poder, a consolidação do capitalismo, a implantação do sistema republicano pelo mundo entre outras contribuições na construção da sociedade contemporânea.

Para se aprofundar no assunto:

Leia o conteúdo do link abaixo 

Após a leitura, faça um texto dissertativo explicando porque o estudo da Revolução Francesa é importante para o entendimento da sociedade contemporânea.

Como que esse fato histórico contribuiu para a construção do mundo que vivemos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avaliação NEJA 1 Mesopotâmia

Avaliação 01 - Mesopotâmia  Principais características da Mesopotâmia  Abaixo, veja o quadro da aula, com as perguntas da avaliação. ...