sexta-feira, 5 de maio de 2023

Mesopotâmia - Parte 01 Características gerais

A Mesopotâmia - Parte 01 (características gerais da Mesopotâmia)


Mesopotâmia, palavra que significa "entre rios", é o nome de uma região do Oriente Médio localizada entre os rios Tigre e Eufrates.


A Mesopotâmia, fica no Oriente Médio, mais precisamente, na região do Crescente Fértil. O crescente fértil foi uma região conhecida por ter uma terra fértil, irrigada pelos rios. Foram eles que possibilitaram a agricultura, a sedentarização e mesmo as trocas comerciais que se davam por meio da navegação dos rios. Havia muitos núcleos urbanos já ao longo do Tigre e do Eufrates.


O clima da Mesopotâmia é quente e seco, a paisagem do  é formada, em grande parte, por desertos e montanhas, e desde a Antiguidade* as condições para o cultivo de alimentos e a criação de animais são adversas.


* Antiguidade: O conceito faz referência ao período histórico em que foram criadas as primeiras formas de escrita e desenvolveram as primeiras civilizações humanas. Período entre 4000 a. C. até 476 d. C.


A Mesopotâmia, no entanto, tinha uma característica diferente: em certas épocas do ano, os rios Tigre e Eufrates enchiam e inundavam as suas margens. A água das cheias dos rios era canalizada e utilizada para a irrigação do solo, tornando-o apropriado para o desenvolvimento da agricultura.



Aproveitando a fertilidade do solo da Mesopotâmia, obtida pelas cheias e vazantes dos rios, vários povos se fixaram na região e, no decorrer de milhares de anos, desenvolveram importantes cidades e grandiosas civilizações, entre elas a dos sumérios e a dos babilônicos.

Povos da Mesopotâmia: sumérios, acadianos, babilônicos, assírios, caldeus.


Algumas cidades importantes na Mesopotâmia:

Ur, Uruk, Lagash, Nippur, Assur, Nínive, Babilônia, Agade entre outras ...


Uma sucessão de povos

Além dos sumérios e dos babilônicos, vários outros povos habitaram a Mesopotâmia, como assírios e caldeus. Alguns desses povos já viviam na região, outros vieram de lugares distantes, atraídos  pela riqueza natural da área entre os rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia = Entre rios). Eles travaram muitas guerras pelo domínio da região e das riquezas que alí existiam, ocasionado o sucessivo domínio de um povo sobre o outro.


Esses povos, apesar de terem línguas e costumes diferentes, exerceram influencias culturais uns sobre os outros. Assim, esses povos adquiriram semelhanças, por exemplo, na religião, nas técnicas de construção e na escrita. Por causa dessas semelhanças, eles são conhecidos como povos mesopotâmicos.


Religião na Mesopotâmia


A Religião na Mesopotâmia ficou caracterizada pelo politeísmo, ou seja, marcada pela crença em diversas divindades.


Nas sociedades politeístas são admitidas as existências de múltiplos deuses, normalmente cada um dedicado a uma característica particular da natureza, como: deus do trovão, deus do sol, deusa da chuva, deusa da terra e etc.


Por exemplo, Anu era considerado o deus do céu; Ishtar era a deusa da fertilidade e do amor; Enlil era do deu do ar; Shamash a divindade do sol e da justiça.


* Antropomórfico: adjetivo Semelhante ao homem; de aspecto ou aparência semelhante ao da espécie humana; antropomorfo. Com características humanas; que atribui a algo qualidades humanas.

Zigurates

O zigurate é uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios, pertinente à época do antigo vale da Mesopotâmia e construído na forma de pirâmides terraplanadas.


O zigurate tinha como principal, a função religiosa, essa era muito importante, pois os antigos mesopotâmicos acreditavam que os zigurates serviam de morada para os deuses. Por meio destas construções, acreditavam que os deuses estariam mais perto da sociedade. Logo, somente os sacerdotes poderiam acessar as partes internas do zigurate.




Como os povos da Mesopotâmia obtinham seus sustentos?

Sua principal fonte de sustento era a agricultura, beneficiada pela fertilidade do solo às margens dos rios e a irrigação o dos rios Tigre e Eufrates. O comércio e o artesanato também tinham extrema importância como atividades complementares.  A economia girava de acordo com a troca de metais e cevada.


A Sociedade (desigual e dividida)

A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. O soberano era o chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, aristocratas e militares. A base da sociedade (os grupos maiores e com menor prestígio), ou seja, quem sustentava as demais castas, era composta de artesãoscamponeses, que trabalhavam no plantio e na colheita, e de escravos, que construíam as obras públicas e os templos.


Relação de trabalho

Servidão coletiva* era o tipo de mão-de-obra bem comum, além da escravidão antiga.

* Servidão coletiva. Um sistema em que os camponeses trabalhavam para o governo. Este, por sua vez, distribuía os alimentos para a população.

A escravidão

A escravidão na Mesopotâmia era a escravidão antiga, ou seja, um modelo de escravidão que era alimentada, geralmente, por guerras (prisioneiros) ou por dívidas.

A política


Na política, podemos observar um sistema teocracia (teo = deus + cracia= governo) monárquica onde o soberano tinha poderes absolutos. O poder político ficava nas mãos dos reis, que após a morte eram idolatrados como deuses.

O Patesi era o lider soberano, o representante dos deuses na Terra.

A escrita na Mesopotâmia - escrita cuneiforme.

Eles iniciaram o processo da escrita usando argila e a cunha (uma ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma). Geralmente os registros do cotidiano desse povo eram representados por desenhos, feitos nessas placas de barros.



Características gerais da Mesopotâmia


Formação das cidades na Mesopotâmia

* Os primeiros humanos que se fixaram na região, ficaram nas áreas mais próximas dos rios, localidades mais férteis devido as cheias dos rios;

* Iniciaram o cultivo da agricultura e de animais (revolução alimentar);

* Construíram sistemas de irrigação, canais e diques, por meio de ações humanas, ampliaram a fertilidade da região;

* O excedente de alimentos permitiu a melhoria da qualidade de vida, aumento da população e mudança no modo de vida;

- Aldeias cresceram
- Surgiram cidades 
- Novas profissões foram desenvolvidas
- Etc.

Desenvolvimento de uma civilização

O que é uma civilização?

População que tem um território e nessa área, desenvolve um sistema de valores, tradições, hábitos e características culturais.

Fatores que favoreceram o desenvolvimento da civilizaçãona  Mesopotâmia 

* Esforço conjunto para superar as dificuldades e as crises;

- Exemplo:

União para construção do sistema de irrigação, diques e barragens.

Pagamento de tributos.

* Criação de uma liderança especializada e preparada para unir, construir, liderar e resolver problemas.

- Exemplo:
Especialistas em certos trabalhos de produção (artesãos) e de liderança (politicos).



Foto quadro aula 01


EXERCÍCIOS

01 - A palavra Mesopotâmia significa:

02 - Em qual região a Mesopotâmia está localizada?

03 - Nome dos dois rios mais importantes da Mesopotâmia:

04 - Na maioria da região, como é o clima e a paisagem no Oriente Médio?

05 - O que é o período conhecido como Antiguidade?

06 - Qual fenômeno natural permitiu o desenvolvimento da agricultura na Mesopotâmia?

07 - Por que vários povos se fixaram (se tornaram sedentários) na região da Mesopotâmia?

08 - Mencione o nome de cinco cidades de destaque na região de Mesopotâmia ao longo da Antiguidade:

09 - Por que a região da Mesopotâmia ficou marcada pela guerras?

10 - Apesar dos povos que habitaram a Mesopotâmia serem diferentes, por que, em alguns aspectos eles eram semelhantes? Em quais aspectos existiam essas semelhanças?

11 - Como era a religião na Mesopotâmia?

12 - Entre as diversas divindades na Mesopotâmia, informe três exemplos de deuses da região:

13 - Informe três atividades econômicas realizadas na Mesopotâmia:

14 - Como a sociedade era composta na Mesopotâmia?

15 - Na Mesopotâmia existia escravidão, como ela era praticada?

16 - Como era a política na Mesopotâmia?

17 - Onde a escrita foi criada?

18 - Explique, o que é a escrita cuneiforme?

19 - Na Mesopotâmia, geralmente a escrita era usada para:

20 - Visando fazer uma visão geral, informe características gerais da Mesopotâmia:

Avaliação (Google Forms) Mesopotâmia parte 01 características gerais e parte 02 (povos da Mesopotâmia).



Observação: Fazer o Google forms (avaliação) apenas após a explicação das aula 01 e 02 de Mesopotâmia.


Próxima aula

Povos da Mesopotâmia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução Francesa e as suas contribuições para a formulação do mundo contemporâneo (Revolução Francesa parte 03)

Revolução Francesa foi: A Revolução Francesa foi um período de intensa agitação política e social na França entre 1789 e 1799, que teve um i...